Saúde

Que medicamentos são considerados inibidores da MAO?

Escrito por lawrence gould | Traduzido por luiz fernando ferreira da silveira
Que medicamentos são considerados inibidores da MAO?

O IMAO, ou inibidores de monoamina oxidase, são utilizados no tratamento de alguns tipos de depressão

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O IMAO, ou inibidores de monoamina oxidase, são utilizados no tratamento de alguns tipos de depressão. Eles atuam bloqueando a ação de uma substância química conhecida monoamina oxidase no sistema nervoso. Estes medicamentos são os primeiros antidepressivos conhecidos, mas agora são prescritos apenas se as outras formas mais comuns de antidepressivos, como o ISRS (inibidores seletivos de recaptação da serotonina) não surtirem efeito. O IMAO também é eficaz no tratamento da doença de Parkinson. O motivo pelo qual estas drogas são utilizadas como ultimo recurso é que podem ser potencialmente prejudiciais quando forem ministradas com outras drogas ou com certos alimentos.

Ação

Os inibidores de MAO atuam interferindo na enzima responsável pela metabolização de três produtos químicos neurotransmissores no cérebro: a serotonina, a norepinefrina e a dopamina. Esta droga aumenta a concentração desses produtos químicos, que por sua vez, alteram áreas especificas no sistema nervoso central. As alterações causadas pelas drogas permitem que os produtos químicos estejam presentes no cérebro em níveis mais elevados (antidepressivos SSRI funcionam apenas sobre a serotonina), aliviando assim as várias fomas de atípicos raros, ou formas mais graves de depressão.

Interações medicamentosas

Os IMAOs são muito eficazes no tratamento da depressão. No entanto, estas drogas provocam efeitos colaterais graves e até fatais, se tomados com outros medicamentos ou até mesmo com certos tipos de alimentos. Todos estamos acostumados com informações publicadas sobre medicamentos contrários que possuímos em casa. A expressão " não comprem drogas com MAO" ou "não tome por durante duas semanas após a interrupção de um IMAO" são comuns em bulas de remédios. Os medicamentos interagem com os inibidores da MAO porque a norepinefrina que é um potente constritor dos vasos sanguíneos tem seus níveis elevados com o uso desses remédios e também com os inibidores. Com ambos os medicamentos aumentando os níveis de noradrenalina, a combinação pode representar níveis potencialmente fatais dentro do corpo.

Interações alimentares

Infelizmente, os efeitos colaterais pelo uso de outros medicamentos juntamente com os inibidores da MAO não são os únicos perigos em potencial. Existem também alguns alimentos que devem ser evitados. A monoamina também está presente no intestino e é fundamental para a composição de uma substância conhecida como "tiramina". O IMAO inibe os neurotransmissores que quebram a tiramina, ocasionando altos níveis desta substância no organismo. Os alimentos que contêm tiramina também aumentam os níveis desta substência, causando problemas de hipertensão e podendo até mesmo ocasionar a morte do indivíduo.

Selegilina IMAO

Se o seu médico achar que os IMAOs são um tratamento adequado, existem apenas quatro medicamentos aprovados pela FDA. Um desses medicamentos é a selegilina (marca Emsam), que não é usada para depressão, mas sim para o tratamento da doença de Parkinson. A droga funciona como um antioxidante e um imunoestimulante que protege o tecido nervoso da degeneração e tem efeitos positivos sobre a cognição. A droga geralmente é prescrita após o uso da medicação mais utilizada para doença de Parkinson, o L-Dopa, e tem provado a sua eficácia.

Antidepressivos inibidores da MAO

Outros três tipos de IMAOs são Isocarboxazid (marca Marplan), fenelzina (marca Nardil) e tranilcipromina (marca Parnate). Essas drogas são igualmente prescritas e não ha conhecimento de que um seja mais eficaz que a outra. É importante lembrar que estas drogas não são prescritas constantemente devido a seus efeitos colaterais perigosos, assim como não são realizados muitos testes clínicos. O monitoramento da dieta do paciente, bem como outros medicamentos prescritos por outros médicos são extremamente difíceis de serem controlados, por este motivo, os médicos normalmente não querem a responsabilidade de prescrever um medicamento que pode ter resultados fatais.

Conclusão

Normalmente, os inibidores são utilizados apenas se os outros medicamentos não estiverem funcionando no tratamento da depressão. Se seu médico entender que você pode utilizar o IMAO, é necessário que você pesquise por possíveis interações com outros medicamentos, bem como deve evitar o consumo de alimentos que possam causar efeitos colaterais. O médico lhe fornecerá uma lista completa com todas as drogas que podem interagir com os inibidores, bem como os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento. Se não for concedida a você esta lita, é de sua responsabilidade perguntar a ele. É importante ler tudo sobre os medicamentos receitados e tirar todas as suas dúvidas antes de tomá-los. Se tomados corretamente, os inibidores trarão alivio a muitos pacientes que sofrem de depressão e que foram iludidos por outros tratamentos médicos no passado.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media