Mais
×

Como medir a resistência de uma haste de aterramento

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aprenda a medir a resistência de uma haste de aterramento para ter certeza de que ela está funcionando corretamente. Essas hastes são utilizadas para aterrar cercas elétricas, sendo que elas necessitam de uma resistência muito baixa para transmitir a eletricidade da cerca para a terra. A resistência mede a capacidade de um material de limitar o fluxo de corrente elétrica. Uma resistência maior, medidas em ohms, indica que o material bloqueia mais o fluxo de corrente. O símbolo para a unidade ohms é a letra grega maiúscula ômega -- Ω.

Instruções

Utilize um multímetro digital para medir resistência (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Ligue o multímetro digital e ajuste o seu botão giratório para medir resistência.

  2. Ligue a ponta de prova vermelha do multímetro no seu conector positivo. A ponta de prova preta deverá ser plugada no conector negativo. Em alguns modelos de multímetros o conector negativo é identificado pela palavra "COM", que significa terra comum.

  3. Encoste as pontas de provas vermelhas e pretas do multímetro nas extremidades opostas da haste de aterramento. Não importa em quais extremidades da haste as pontas de provas são encostadas. O multímetro mostrará uma leitura da resistência da haste de aterramento em Ω. Caso a leitura não seja próxima de 0, pelo menos na faixa de 0,001 Ω, então a haste poderá estar com defeito.

O que você precisa

  • Multímetro digital
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article