Como medir as rpm de seu motor a diesel

Escrito por mike bailey | Traduzido por allisson ester de paiva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como medir as rpm de seu motor a diesel
Configurar o ponto neutro corretamente evita o consumo desnecessário de combustível (Kim Steele/Photodisc/Getty Images)

Configurar a velocidade do motor em ponto neutro muito alto consome combustível desnecessariamente, além de gerar emissões não desejadas. Se ajustar a velocidade muito baixa, você corre o risco de parar o motor se o ar-condicionado ou outro equipamento inesperado for ligado. Confiar no erro e acerto para conseguir que o motor fique certo demanda tempo, e pode lhe dar resultados imprecisos. Medidas baseadas na centelha não são possíveis em motores diesel, mas usar um tacômetro de mão para medir as rpm do motor é um método preciso e relativamente direto.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Flanela
  • Desengraxante
  • Tacômetro de contato com adaptadores de rpm
  • Tacômetro a laser com fita refletiva

Lista completaMinimizar

Instruções

    Tacômetro de contato

  1. 1

    Posicione o veículo de modo que você tenha acesso livre ao nariz do virabrequim. Se não for possível, pule o resto desta seção. Selecione "Park" ou "Neutro" e puxe o freio de mão. Limpe o nariz do virabrequim usando um desengraxante, com cuidado para não desengraxar qualquer polia adjacente ou correia.

  2. 2

    Coloque um adaptador de rpm apropriado em um tacômetro de contato de acordo com as instruções do fabricante. Se a polia do virabrequim estiver firme, selecione um adaptador com formato afunilado que se encaixa na cabeça do parafuso de retenção. Caso contrário, selecione um adaptador com formato de cone, que se encaixa no furo roscado ao final do virabrequim.

  3. 3

    Ligue o motor. Ligue o tacômetro e configure-o para medir rpm, de acordo com as instruções do fabricante. Pressione o adaptador de modo firme contra a extremidade do virabrequim, mantendo o eixo do adaptador alinhado com o virabrequim e centralizado com o nariz. Certifique-se de que você não está tocando nenhuma outra parte móvel. Uma vez que o visor se estabiliza, anote a velocidade do eixo em rpm.

  4. 4

    Remova o tacômetro e anote o resultado. Desligue o motor. Repita o processo, se necessário, depois de qualquer alteração que você fizer.

    Tacômetro a laser

  1. 1

    Posicione o veículo de modo que você tenha acesso claro ao nariz do virabrequim ou sua polia. Selecione "Park" ou "Natural" e puxe o freio de mão. Limpe o nariz do virabrequim com um desengraxante, tomando o cuidado de não desengraxar qualquer polia adjacente e as correias. Se você não puder ver o nariz do virabrequim claramente, limpe uma pequena área da superfície visível da polia.

  2. 2

    Corte um pequeno pedaço de fita refletiva própria para uso com tacômetro a laser. Geralmente, esta fita virá com o tacômetro. Consulte as instruções do fabricante para confirmar o tamanho do pedaço da fita. Coloque a fita ao lado do virabrequim ou na frente da polia, como explicado nas instruções.

  3. 3

    Ligue o motor. Ligue também o tacômetro e configure-o para medir as rpm de acordo com as instruções do fabricante. Direcione o raio laser na fita refletiva, segure o o tacômetro de modo firme, e espere até que o visor indique que está pronto para fazer a leitura. Certifique-se de que você mantenha distância de todas as partes móveis. Quando o visor estabilizar, anote a velocidade do eixo em rpm.

  4. 4

    Remova o tacômetro e anote o resultado. Desligue o motor e remova a fita refletiva. Repita o processo, se necessário, depois de qualquer ajuste que você fizer.

Dicas & Advertências

  • Se você tiver acesso fácil ao motor, use um tacômetro de contato para medir a velocidade do virabrequim diretamente. Caso contrário, use um tacômetro a laser que não requira qualquer contato físico com o motor.
  • Se a superfície do eixo ou polia possui brilho, um tacômetro a laser pode não identificar a fita refletiva corretamente. Neste caso, conecte um pedaço de fita isolante preta na superfície antes de colocar a fita refletiva. Remova a fita isolante depois que você completar a medição.
  • Usar um tacômetro de modo duplo, que faz leituras com e sem contato, permite que você consiga melhores medições do que a maioria das medições de rpm feitas com um tacômetro de modo único.
  • Se precisar levantar o veículo para conseguir acesso para essas medidas, tome as medidas de segurança necessárias. Tome muito cuidado quando trabalhar com maquinário giratório. Mantenha seu corpo, sua roupa, e qualquer item solto longe de eixos, polias, correias e outras partes móveis.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível