O que é melamina formaldeído?

Escrito por natasha gilani | Traduzido por ludmyla dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é melamina formaldeído?
O formaldeído melamina é usado para fazer talheres (plastic spoons image by timur1970 from Fotolia.com)

O formaldeído melamina é um plástico termoendurecível (ou termoendurecido) que se torna resistente com o aquecimento durante a sua preparação. Uma vez definido, ele não pode ser remodelado ou ter sua forma modificada. Os plásticos de melamina formaldeído conservam a sua forma e resistência, ao contrário de outros tipos de materiais termoplásticos que amolecem com o calor e endurecem quando arrefecidos (tal como acetato, acrílico e de náilon).

Outras pessoas estão lendo

Síntese

O melamina formaldeído é feito a partir da polimerização do formaldeído (fórmula química: CH2O) com a melamina (fórmula química C3H6N6). A polimerização é um processo químico em que duas ou mais moléculas pequenas idênticas - chamadas monômeros - são ligadas para formar uma cadeia de polímeros. Um polímero é uma macromolécula - ou uma molécula grande - que é composta por monômeros ligados. São comumente chamados de plásticos.

Sinônimos e marcas comerciais

O melamina formaldeído é também chamado de resina de melamina, resina CYMEL 481, melamina e polímero de melamina formaldeído. É vendido sob vários nomes comerciais incluindo Melit, Cellobond, Melmex, Isomin, Epok, Plenco, Melsir, MELOPLAS e Melolam.

Propriedades

A fórmula química do melamina formaldeído é C4H6N6O. É um composto branco, insípido, inodoro e apresenta grande resistência química e ao calor. O formaldeído melamina é um plástico termoendurecível e não pode ser fundido.

Usos

O formaldeído melamina é usado ​​como conglomerados e compensados ​​adesivos. De acordo com o "Handbook of Plastics Technologies", ele é usado extensivamente em revestimentos automotivos, revestimentos epóxi e revestimentos de utensílios feitos de poliéster. O melamina formaldeído laminado é usado nas superfície de paredes, armários e balcões e para fazer painéis laminados decorativos em transporte público. Os moldes feitos deste composto são duros, resistentes ao impacto, a riscos e ao encolhimento pelo calor. É usado ​​para fazer itens de utensílios domésticos - como copos, xícaras, taças e pratos. Assentos sanitários, maçanetas e alças de panela também são feitos com melamina formaldeído.

Vantagens e desvantagens

O melamina formaldeído é resistente a manchas, solventes fortes e água.

O melamina formaldeído é afetado por ácidos e alcalinos concentrados - tais como o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido oxálico (H2C2O4). Utensílios de melamina formaldeído não podem ser usados em microondas. Eles absorvem a radiação, o que faz com que seus polímeros quebrem e permite que toxinas cheguem à comida. A ingestão do melamina formaldeído leva à insuficiência renal.

Considerações importantes

De acordo com o Centro de Segurança Alimentar Americano, a temperatura de trabalho ideal para artigos de melamina varia entre -30 a 120 graus Celsius. Não é recomendado para o armazenamento de alimentos altamente ácidos, alimentos fritos ou óleo quente. Em 2008, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a ingestão diária total recomendada (TDI) de melamina em 0,2 mg por quilo de peso corporal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível