Qual é a melhor câmera DSLR para um fotógrafo iniciante?

Escrito por richard friedkin | Traduzido por mariana korman
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a melhor câmera DSLR para um fotógrafo iniciante?
Câmeras DSLR são fáceis para iniciantes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Existem pelo menos seis fabricantes de câmeras DSLR para iniciantes, todas capazes de registrar boas fotos. Seus preços variam, em média, entre R$1.100 e R$ 2.000. Sua escolha dependerá das características mais importantes para você, baseando-se no tipo de fotos que você espera tirar. Se possível, teste a câmera antes de comprá-la. Se não tiver acesso a lojas de equipamentos fotográficos, você também pode alugar uma nos estabelecimentos que oferecem esse serviço. O mínimo que você deve fazer é ler o máximo de resenhas que puder.

Outras pessoas estão lendo

As coisas mais importantes

Se você não estiver confortável com sua câmera, não vai usá-la. Ela deve se encaixar bem nas suas mãos. O visor deve ser claro e de fácil visualização. A tela de LCD deve ser visível no sol. A câmera deve ser leve, para que carregá-la não se torne um fardo. Deve ser fácil aprender a usar as suas configurações, para que você não se atrapalhe e perca fotos importantes. Todas essas câmeras têm modo automático, que permite que você simplesmente aponte e fotografe. Ao adquirir experiência, você será capaz de utilizar as configurações da câmera e ganhar mais controle sobre suas imagens.

Lentes do kit

As câmeras DSLR normalmente são vendidas com uma ou duas lentes, como um kit. Essas lentes geralmente são de zoom, com distâncias focais entre 18 mm para um ângulo maior e 150 mm, que traz objetos distantes para perto. Com essa variação de alcances, elas se adaptam à maior parte das situações, não sendo necessário carregar outras lentes. Essas lentes registram fotos aceitáveis, mas ao ganhar experiência você provavelmente vai querer comprar outras que produzam imagens de qualidade mais alta. Você vai precisar decidir quanto equipamento quer carregar.

O mito do megapixel

O número de megapixels nas câmeras não é um fator determinante da qualidade da imagem. Quanto mais megapixels, maior poderá ser sua impressão. No entanto, se você não pretende ampliar suas fotos mais do que 41x51 cm, esse número é irrelevante. Quase todas as câmeras têm no mínimo 10 megapixels, o que é suficiente para quase todos os usos.

Outras considerações

O modo de disparo contínuo, ou seja, o número de fotos que a câmera registra em um segundo, é importante para quem fotografa objetos ou pessoas em movimento. O modo de visualização "live view", que permite enquadrar o objeto no visor LCD, é uma boa característica. Você deve procurar descobrir quais baterias as câmeras usam e qual é o tempo de vida delas. Uma bateria deve durar pelo menos um dia inteiro fotografando, além de obter carga completa em pouco tempo. Muitas câmeras podem fazer vídeos de alta qualidade, o que pode ser importante para você. Deve ser fácil trocar entre os modos de fotografia e vídeo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível