Mais
×

O que é melhor para dentes tortos: facetas ou jaquetas?

Atualizado em 19 julho, 2017

As facetas dentárias são capas pigmentadas para cobrir os dentes naturais. Já as jaquetas substituem o dente por uma coroa pigmentada. Elas são usadas para resolver problemas de podridão e as facetas são para pacientes que têm dentes saudáveis, mas que só querem deixá-los perfeitos.

As facetas e as jaquetas são bastante úteis na correção de dentes tortos (Image by Flickr.com, courtesy of D. Sharon Pruitt)

Benefícios das facetas

As facetas pigmentadas são capas que para ser colocadas por cima dos dentes naturais do paciente. O dentistas cosméticos usam as facetas para endireitar os dentes tortos, sem precisar usar aparelho.

Benefícios das jaquetas

As jaquetas substituem o dente completamente e são recomendadas para pacientes com dentes fraturados, trincados ou cariados. Uma vez que um dente problemático é substituído por uma coroa, os que estiverem tortos podem ser endireitados com o auxílio de uma jaqueta.

Funções

Ambas as técnicas deixam os dentes com um aspecto natural, mas inibem a pessoa de morder alimentos duros. As jaquetas têm extremidades, portanto, deve-se ficar atento quanto a cáries; mas esse mesmo problema não acontece com as facetas.

Quanto tempo elas duram?

As facetas, jaquetas e coroas podem durar de 10 a 15 anos, dependendo do uso adequado e dos cuidados higiênicos que o paciente tem com elas.

Cobertura do plano de saúde

No caso de dentes podres, a maioria das empresas de plano de saúde cobre gastos com coroas se o associado tiver o plano principal. As facetas são acessórios dispensáveis, por isso geralmente não são cobertas pelos planos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article