×
Loading ...

Como consertar dentes frontais lascados

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando uma pessoa adulta lasca um dente é sempre uma ocasião infeliz, mas, com os recursos dentários existentes hoje em dia, seu dentista pode conseguir consertar o dente de forma que o estrago fique imperceptível. Se seus dentes frontais estiverem lascados, você pode precisar de um procedimento que melhore a aparência de seu sorriso para consertar estes dentes, de maneira que pareçam naturais novamente. Existem várias formas de consertar destes lascados, incluindo a colagem dentária, as facetas de porcelana, o tratamento de canal e a colocação de coroas.

Instruções

Seu dentista pode conseguir consertar o dente de forma que o estrago fique imperceptível (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)
  1. Vá ao dentista imediatamente, especialmente se o lascado for grande ou se você sentir qualquer dor. A dor pode ser o resultado de uma exposição de raiz, que precisará de reparo o mais rápido possível. O não tratamento de uma raiz exposta pode provocar a morte desta, o que exigirá um tratamento de canal.

    Loading...
    Uma raiz de dente exposta não tratada pode morrer (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  2. Se possível, leve a lasca do dente com você quando for ao dentista. Algumas vezes o dentista pode colar o pedaço de volta no lugar, o que permite que o dente fique com uma coloração perfeita. Não deixe que o pedaço de lasca seque. Coloque-o em uma xícara com água até chegar ao dentista.

    Mantenha a lasca de dente em uma xícara com água até chegar ao dentista (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  3. Converse com o dentista sobre as melhores opções para o reparo de um dente lascado. Se a porção lascada for muito pequena, seu dentista pode conseguir consertar o dente com intervenções mínimas de alisamento e remodelação, através do uso de instrumentos odontológicos. Esta é a forma que oferece o melhor custo- benefício ao se consertar um dente lascado.

    Converse com o dentista sobre as melhores opções para o reparo de um dente lascado (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  4. O dente pode ser consertado através da colagem dentária. Neste procedimento seu dentista pode colar (grudar) o pedaço lascado de volta no lugar ou colar uma resina dentária com coloração semelhante ao dente no local a ser reparado. O material adesivo é curado ou seco sob uma luz de alta intensidade. O dentista usa instrumentos odontológicos para modelar e alisar a parte colada até ela igualar-se ao dente.

    O dente pode ser consertado através da colagem dentária (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)
  5. Se as porções lascadas dos dentes forem grandes, seu dentista pode utilizar facetas de porcelana. Elas cobrem a parte frontal inteira do dente com um pedaço esculpido de porcelana desenvolvido em laboratório, que iguala-se aos demais dentes. Seu dentista irá colar ou grudar a faceta na parte da frente de seu dente da mesma forma que faz na colagem dentária.

    Seu dentista também pode utilizar facetas de porcelana (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  6. Em alguns casos nos quais o dentista não conseguir colar o dente ou criar uma faceta com aparência natural, converse com ele sobre a possibilidade de colocar uma coroa dentária. Esta coroa é uma cobertura de porcelana, que ajusta-se perfeitamente sobre todo o dente quebrado.

    A coroa dentária é mais uma opção (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Loading...

Dicas

  • Certifique-se que seu dentista seja experiente e iguale a coloração da parte colada à coloração dos outros dentes para que ela não seja perceptível, especialmente por tratar-se de dentes frontais.

O que você precisa

  • Consulta no dentista
  • Xícara de água
  • Colagem dentária
  • Facetas de porcelana
  • Coroa

Referências

Loading ...
Loading ...