A melhor forma de exercitar suas pernas em caso de dor nos joelhos

Escrito por sarah albrecht | Traduzido por ana olson
A melhor forma de exercitar suas pernas em caso de dor nos joelhos
A dor nos joelhos pode dificultar o exercício das atividades diárias (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo humano. Sem ele, não seria possível sentar-se, ficar em pé, ajoelhar-se, dobrar-se, inclinar-se, correr ou caminhar. O joelho é uma articulação complexa, composta de ligamentos, cartilagens, músculos e ossos. A dor nos joelhos, um problema comum que afeta aproximadamente um em cada três americanos com mais de 45 anos de idade, pode tornar difícil o exercício das atividades diárias. Uma das melhores maneiras de recuperar e prevenir dores nos joelhos é fortalecer os músculos ao seu redor.

Causas da dor nos joelhos

Dores no joelho podem ter diversas causas, tais como um ligamento rompido, queda, acidente de carro, lesão esportiva, o uso excessivo, ossos que crescem rapidamente, estresse, velhice ou doenças como artrite ou síndrome de Osgood-Schlatter (dor do crescimento). Uma vez que a dor no joelho tenha sido diagnosticada e tratada por um médico, o próximo passo é o processo de recuperação ou reabilitação, que inclui o fortalecimento dos músculos da perna para evitar sobrecarga no joelho e assim recuperar a estabilidade normal.

Fortalecendo os músculos da perna

Os músculos que devem ser fortalecidos para ajudar a melhorar a estabilidade do joelho são os das coxas, dos tornozelos, da panturrilha e do quadril. O alongamento dos músculos é também muito importante para aquecer os músculos e prevenir lesões.

O alongamento dos músculos da parte de trás das coxas pode ser feito deitando-se de barriga para cima, levantando uma perna e pedindo a um assistente que empurre ligeiramente a perna para trás até que o tendão esteja totalmente esticado e, em seguida, alternar as pernas.

Para alongar os músculos da parte da frente das coxas, você pode ficar em pé diante de uma parede e dobrar uma perna de modo que o calcanhar encoste em sua nádega. Com uma das mãos, segure a perna por alguns segundos até sentir o alongamento e, em seguida, alterne as pernas.

Para alongar os músculos da panturrilha, fique de frente para uma parede e deixe um pé no chão. Levante os dedos do outro pé para que eles fiquem contra a parede, enquanto o calcanhar permanece no chão. Fique nessa posição por alguns segundos e, em seguida, alterne os pés.

Outros exercícios que podem ser feitos para ajudar a melhorar a força das pernas são agachamentos usando uma cadeira, subir degraus tanto de frente quanto de lado, usar uma bicicleta ergométrica, andar em uma esteira e fazer levantamentos de perna.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível