A melhor forma para pintar tetos altos

Escrito por mj knoblock | Traduzido por beatriz palma
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A melhor forma para pintar tetos altos
Pintar um teto muito alto pode ser uma tarefa complicada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Caso um teto possua mais de três metros de altura, pode ser complicado pintá-lo usando as técnicas comuns. É possível pintar um teto permanecendo no chão e usando um rolo com uma extensão, ou subindo em uma escada ou em um andaime. Mantenha em mente que usar uma extensão para um rolo de pintura resulta em menor controle sobre a aplicação da tinta, mas leva menos tempo e descarta a necessidade de alugar, comprar ou montar uma escada ou andaime.

Métodos

Usar um rolo com extensão de cabo pode adicionar entre 1,5 e 4 m de altura, além de eliminar as constantes subidas e descidas de uma escada ou o uso de um andaime. As ferramentas com pinos e cabos ajustáveis, que são mais caras, podem poupar um pouco de tempo. Caso a adição de 4 m não seja suficiente, o uso de uma escada ou andaime torna-se necessário. Não é recomendado que andaimes sejam improvisados usando escadas e tábuas de madeira, já que isso pode ser perigoso e causar sérios ferimentos caso os materiais se movam ou quebrem. Considere usar uma pistola pulverizadora ou contrate um profissional, se a técnica se tornar fisicamente inviável.

Preparação

Limpe o teto com um esfregão enrolado em um pano ou uma camiseta velha. Caso a superfície tenha textura, use uma escova limpa com cerdas leves ou uma máquina de ar comprimido. Elimine quaisquer teias de aranhas. Remova ou cubra acessórios de teto, enfeites de janelas, decorações de parede e móveis.

Se for pintar as paredes com a mesma cor, comece pelo teto. Não coloque fitas ou cubra as paredes caso planeje pintá-las logo, independentemente da cor. Caso contrário, cubra precisamente as extremidades com uma fita adesiva e aplique uma cobertura de plástico nas paredes. Cubra o chão com uma lona ou com plástico, pois os jornais deixam marcas pretas no chão, se forem pisoteados ou umedecidos.

Processo

Quer esteja no chão ou sobre um andaime, comece a pintar no canto oposto à porta. Tente completar o projeto sem pausas muito compridas para prevenir mudanças óbvias de cores. Comece pintando os cantos do teto ao redor do cômodo com um pincel de 7 a 10 cm de largura, umedecendo-o com tinta diretamente da lata ou a partir de uma bandeja. Umedeça o pincel novamente quando a tinta aplicada começar a ficar fraca.

Encoste o rolo de pintura na bandeja, cobrindo-o uniformemente com a tinta. Comece no mesmo canto de antes e pinte o teto do quarto fazendo movimentos para frente e para trás. Cubra todas as áreas de modo uniforme e umedeça o rolo novamente quando necessário.

Precauções

A tinta respingará, portanto use proteção. Para evitar que a tinta caia nos olhos, use óculos de proteção e, para proteger os cabelos, use um chapéu ou um boné. A maioria das tintas de látex volatilizam rapidamente, mas algumas tintas e esmaltes texturizados talvez não o façam. Use uma máscara, já que o cheiro de tinta fresca pode causar tonturas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível