O melhor tipo de madeira para reforçar estruturas

Escrito por michael logan | Traduzido por andré schwarz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O melhor tipo de madeira para reforçar estruturas
O melhor tipo de madeira para fazer estruturas (Chad Baker/Jason Reed/Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

A estruturação envolve formar um arcabouço interno no qual os materiais finais da obra são colocados. Ele deverá suportar o peso desses materiais e também das pessoas forem usufruir da obra terminada. O processo é usado para formar a estrutura básica de casas, barracos, decks, garagens, coretos e outras estruturas. A madeira utilizada deverá aguentar o peso e as intempéries ambientais e climáticas, independente do que estiver sendo construído.

Outras pessoas estão lendo

Estruturas expostas

Decks, caramanchões e pérgolas são os tipos mais comuns de estruturas expostas. O melhor tipo de madeira a ser empregado nesses casos são as de alta resistência, tratadas sob pressão. Elas resistem ao apodrecimento e à ação dos insetos. Não é necessário aplicar uma camada de proteção contra a umidade. Escolha o tratamento de pressão correto que esteja de acordo com a situação. Se houver contato entre a madeira e o solo, por exemplo, é necessário usar substâncias químicas mais concentradas do que seria necessário em estruturas que não o tocam. Há produtos com saturação de 0,25, 0,5 e ainda mais altas no mercado. Escolha um produto tratado sob pressão de um ACQ de pelo menos 0,5 para fazer pilares ou outros elementos que encostem no chão.

O melhor tipo de madeira para reforçar estruturas
Decks são uma das estruturas expostas mais comuns (Elena Elisseeva/iStock/Getty Images)

Estruturas que não fornecem apoio

As paredes internas de uma casa que não suportam a estrutura dela podem ser reforçadas com tábuas de pinheiro, abeto e larício de 5 x 10 cm. Essas paredes são capazes de sustentar apenas o peso do drywall ou outros materiais de acabamento ou o possivelmente apenas o de alguns quadros ou até mesmo alguma televisão. Essas tábuas são bastante indicadas para estruturas que não fornecem suporte à construção, pois é leve, fácil de cortar e de se trabalhar, além de serem baratas.

O melhor tipo de madeira para reforçar estruturas
Paredes internas que não dão suporte à construção podem ser reforçadas com tábuas comuns (moodboard/moodboard/Getty Images)

Estruturas que dão apoio à construção

Paredes externas e aquelas que sustentam bastante peso precisam de uma madeira resistente, como a da douglásia e a do cerne de algumas outras espécies como a dos pinheiros amarelos. Entende-se por "cerne" a parte central das toras das árvores que, diferentemente das camadas próximas à casca, é forte e resistente. Sua madeira é capaz de sustentar o peso que uma parede estrutural ou a armação do telhado precisam suportar sem rachar, empenar ou quebrar. As tábuas utilizadas nesse caso podem ser de 5 x 10 cm ou 5 x 12 cm, dependendo do caso. A legislação local irá determinar a gradação que elas deverão ter em cada caso.

O melhor tipo de madeira para reforçar estruturas
As estruturas devem ser reforçadas com uma madeira forte como a da douglásia (Fuse/Fuse/Getty Images)

Lugares úmidos

A madeira tratada sob pressão é a melhor escolha para os lugares úmidos. É o caso, por exemplo, da soleira de uma casa posicionada sobre uma fundação de concreto. Este último é poroso e a umidade que vem por baixo pode ultrapassá-lo e apodrecer as madeiras não tratadas. Isso é também muito comum em sótãos com acabamento. Por baixo das estruturas das paredes e das soleiras, a umidade sai do concreto, penetra a madeira e evapora. Isso faz a madeira não tratada apodrecer com o tempo.

O melhor tipo de madeira para reforçar estruturas
Madeira tratada sob pressão é a melhor escolha para os lugares úmidos (Huntstock/Huntstock/Getty Images)

Legislação sobre construção civil

A lei pode ser bastante específica quanto a espécies de árvores, tratamentos e tipos de madeiras devem ser usados na construção. Independente da forma como são executadas, as leis locais e federais que regem a matéria devem ser checadas e seguidas ao longo da execução da obra. Uma estrutura pode estar perfeita sob o ponto de vista técnico mas, se a madeira não estiver de acordo com a lei, alguns órgãos públicos poderão até mesmo paralisar a obra. A madeira é avaliada com uma gradação que indica sua resistência e qualidade. O Código Residencial Internacional e o Código Internacional de Construção publicam tabelas para determinar a gradação e os tipos de madeiras corretos para se utilizar em qualquer projeto de estrutura de residências.

O melhor tipo de madeira para reforçar estruturas
Confira se a madeira utilizada está de acordo com a lei (Lev Kropotov/iStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível