Mais
×

Como melhorar a circulação do ouvido interno

Atualizado em 19 julho, 2017

O ouvido interno ajuda seu corpo tanto na função auditiva quanto no equilíbrio. Ele é formado por um labirinto de tubos semicirculares cheios de fluido e terminações nervosas que se conectam ao cérebro. As duas orelhas possuem um ouvido interno, cada um cuidando da audição e do equilíbrio daquele lado do corpo. Perda de audição, zumbido nos ouvidos e tontura são as condições médicas mais comuns que afetam os ouvidos internos. As situações menos comuns incluem crescimentos de tumores e infecções virais ou bacterianas.

Aumentar a circulação ajuda a deixar os tratamentos do ouvido interno mais eficazes.

Instruções

Saiba como melhorar a circulação do ouvido interno (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

    Deixe seu sangue fluir

  1. Limite seu uso de tabaco, álcool, drogas recreacionais e certos medicamentos. Todas essas substâncias podem causar a restrição dos vasos sanguíneos, problemas de pressão sanguínea e condições de batimentos irregulares. Usar tabaco, álcool e drogas recreacionais também enfraquece o sistema imunológico, fazendo com que você seja mais suscetível a viroses e infecções que podem se desenvolver no ouvido interno.

  2. Mantenha um peso saudável. Estar acima do peso faz com que você corra o risco de desenvolver doenças cardíacas, o que diminui a circulação no seu corpo todo, e também diabetes, que destrói pequenos vasos sanguíneos como aqueles dos seus ouvidos.

  3. Faça exercícios regularmente. Eles aumentam o fluxo sanguíneo nas extremidades e reduzem o risco de doenças cardíacas e derrames.

    Algumas pessoas que já sofreram um derrame desenvolvem zumbido no ouvido assim como perda de audição.

  4. Use uma proteção nos ouvidos quanto estiver exposto a barulhos muito altos, pois eles danificam as terminações nervosas do ouvido interno. Essas terminações danificadas morrerão lentamente, diminuindo a quantidade de fluxo sanguíneo nos ouvidos. Ao proteger esses nervos, você também protege a circulação dos seus ouvidos internos.

  5. Utilize compressas mornas na parte de trás das suas orelhas. Seu ouvido interno fica bem nessa área, profundamente dentro do crânio. Ao utilizar uma toalha de rosto úmida e morna atrás da orelha e segurá-la lá até que esfrie, você estimulará a circulação nesse local. O calor relaxa músculos, vasos sanguíneos e tecidos. Assegure-se de que a água usada seja morna — não quente demais — e faça isso tão frequentemente quanto desejar.

  6. Pratique técnicas de relaxamento, como ioga ou meditação. O estresse diminui a circulação e enfraquece o sistema imunológico. Quando sob muito estresse, você poderá notar que não escuta tão bem e se sente fora de equilíbrio. Reduzir momentos estressantes em sua vida ou aprender a como lidar com eles pode aumentar a circulação nos ouvidos internos.

Dicas

  • Realizar um teste anual de audição poderá lhe alertar prematuramente de quaisquer condições. A maioria das clínicas locais oferecem consultas grátis.
  • Se você sentir dor ou pressão nos ouvidos, tontura, perda de audição, zumbido, coceira ou líquido saindo deles, consulte um médico.

Aviso

  • Os pacientes que sofrem de tinnitus — zumbido constante ou ocasional nos ouvidos — percebem que o som se torna mais intenso quando os vasos sanguíneos ficam restringidos.
  • Nunca pare de tomar os medicamentos prescritos pelo seu médico antes de consultá-lo. Se você acha que o seu remédio está causando efeitos colaterais no ouvido — tinnitus ou perda de audição, por exemplo —, fale com ele sobre trocá-lo.

O que você precisa

  • Proteção de ouvido
  • Toalha de rosto
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article