Como melhorar as habilidades matemáticas de crianças através de jogos

Escrito por david stewart | Traduzido por nicolas sales
Como melhorar as habilidades matemáticas de crianças através de jogos

Ensine matemática para seu filho desde novo

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Os jogos sempre têm sido um bom modo de prender atenção das crianças e estimular suas imaginações. Como muitos pais reconhecem, o estado de mente relaxado durante o jogo permite às crianças aprenderem conceitos facilmente. Jogos de dados, de tabuleiro e de estratégia são efetivos para fortalecer o entendimento de conceitos básicos de matemática das crianças. Eles também ajudam a construir habilidades lógicas e racionais que são essenciais para o estudo profundo da matemática no futuro. Além de jogar esses jogos, você também pode cobrar jogos inovadores envolvendo situações diárias para reforçar os fundamentos matemáticos de seus filhos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reserve algum tempo todos os dias para jogos de tabuleiro, de cartas ou de dados com seu filho. De acordo com um estudo por Robert S. Siegler, professor de psicologia cognitiva na Universidade Carnegie Mellon, jogos de tabuleiro ajudam a melhorar as habilidades matemáticas antes do jardim de infância. Brinque com jogos que ajudam seu filho a aprender e usar os números enquanto se diverte.

  2. 2

    Crie jogos simples usando dados. Pegue dois ou três dados, role-os e fale para seu filho somar o número de pontos que ele vê na superfície superior. Com uma criança mais velha, use uma caneta e papel para anotar todas as combinações possíveis nas quais o dado pode cair, e use isso para explicar a probabilidade.

  3. 3

    Ensine seu filho a jogar jogos de estratégia como xadrez. Isso melhorará as habilidades de lógica, racionalidade e pensamento sequencial -- todas necessárias no estudo da matemática. Explique as regras básicas do jogo e peça para que seu filho faça movimentos simples para melhorar o entendimento. Apresente a ele um cenário, e peça para que ele faça o movimento certo. Por exemplo, coloque seu bispo diagonalmente adjacente à rainha dele, e pergunte o que acontecerá.

  4. 4

    Procure sites na internet como o Dr. Mike's Math Games e o Math Playground que têm jogos de matemática interativos. Sente com seu filho enquanto ele joga e explique as coisas que ele não entender. Joguem em turnos e mostre a ele que você também está gostando. Isso transmitirá uma mensagem de que a matemática é divertida.

  5. 5

    Crie jogos que forneçam ao seu filho oportunidades para aplicar o conhecimento que ele tem sobre matemática. Por exemplo, quando estiver viajando, faça um jogo de encontrar um veículo com um número de placa onde os dígitos, somados ou multiplicados, resultam em um número específico.

  6. 6

    Use atividades de dramatização para aumentar as habilidades matemáticas do seu filho em relação ao dinheiro. Finja que é um cliente e seu filho o atendente em uma loja de conveniências. Peça para que ele anote a lista de itens que você comprou, e some os valores. Com crianças mais velhas, fale que comprou múltiplos itens de um mesmo preço, para que eles pratiquem a multiplicação. Dê ao "caixa" algum dinheiro de plástico e peça para que ele dê o troco.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media