×
Loading ...

Como melhorar a latência no AmpliTube

Atualizado em 17 abril, 2017

Latência excessiva é um problema comum para um produtor de áudio digital. O termo se refere ao atraso entre a criação de um evento de áudio, por exemplo, um guitarrista tocando um acorde, e a chegada do sinal na saída. Por definição, todo sinal de áudio sofre um certo grau de latência. É impossível eliminá-lo completamente, mas pode-se minimizá-lo ao ponto de ser indetectável de ouvido. O AmpliTube, um plugin compreensível para modelagem de amplificação feita pela IK Multimedia tende, assim como a maioria dos plugins de amplificação, a sofrer com problemas de latência. No entanto, há algumas estratégias disponíveis para minimizar seu impacto.

Instruções

Na pior das hipóteses, a latência torna impossível a gravação da guitarra (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)
  1. Conecte sua interface de áudio ao seu computador via cabo USB. A maioria das interfaces no mercado, com exceção de alguns dispositivos avançados, é compatível com USB.

    Loading...
  2. Conecte sua guitarra elétrica à interface de áudio e ligue-a.

  3. Execute o AmpliTube no modo autônomo. Embora seja possível ajustar os parâmetros necessários enquanto estiver no modo plugin em um programa base, o modo autônomo auxilia a identificar a fonte de latência. O AmpliTube irá abrir e mostrar sua interface padrão. Provavelmente não será necessário estabelecer a entrada de áudio, já que o programa é projetado para usar a fonte mais provável disponível.

  4. Abra o menu "Audio" e selecione "Hardware Settings".

  5. Abra o menu "Buffer Size" e selecione um valor entre 144 e 64. Embora o valor de 144 possa minimizar a latência em sistemas atuais, alguns usuários podem, ainda assim, ter latência excessiva dependendo da configuração do sistema utilizado.

  6. Toque algumas notas na sua guitarra. Se você ainda estiver tendo muita latência, reduza o parâmetro no menu "Buffer Size". Teoricamente, isso deve resolver problemas de latência. Mas, se o valor for muito baixo, o sinal começará a ficar alterado, em um fenômeno chamado de "arcticaction". Se reduzir o parâmetro não resolver, deixe no menor valor antes de obter o fenômeno e feche o painel "Hardware Settings".

  7. Feche todos os programas em seu computador que você não esteja utilizando. Modeladores de amplificação usam muita RAM e CPU. Portanto, liberar a RAM auxilia no problema da latência.

  8. Toque novamente a sua guitarra para testar a latência após fechar todos os programas desnecessários. Se a latência ainda estiver presente, pode ser que o problema esteja na sua interface de áudio. No entanto, aumentar sua RAM para 2GB ou mais resolve o problema em algumas situações.

  9. Atualize os drivers ou programas associados com a interface de áudio, pois ocasionalmente pode haver conflito com a placa de som. Baixe e instale os drivers ou atualizações do site do fabricante.

  10. Minimize os efeitos virtuais do AmpliTube se as etapas anteriores não resolveram o problema. Infelizmente, essa pode ser a única forma de resolver o problema, mas deve ser utilizada como último recurso, pois limita suas opções no uso do programa. Efeitos como distorção pesada, chorus e especialmente o reverb utilizam muita RAM e CPU.

Loading...

Dicas

  • Se nada resolver o problema, você pode aprimorar seu equipamento ou usar uma interface de áudio diferente. A latência pode ser um problema frustrante, mas pode ser resolvida na maioria dos casos com esses métodos.
  • Algumas interfaces de áudio incluem programas nos quais podem ser ajustados os parâmetros para reduzir a latência. Esse recurso pode ajudar a resolver o problema.

Recursos

Loading ...
Loading ...