Como saber se os slots PCI estão funcionando?

Escrito por j.e. myers | Traduzido por josé fabián
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como saber se os slots PCI estão funcionando?
PCI é um dos tipos de slots mais comuns em placas-mãe (pci slots image by Witold Krasowski from Fotolia.com)

Os slots de placas dos computadores são usados para instalar componentes de hardware novos e atualizados. No entanto, antes de instalar uma placa de vídeo, som ou outro tipo, você deverá se certificar de que os slots PCI estejam funcionando normalmente, pois problemas neles podem causar a falha dos componentes instalados atualmente. Há formas de testar os slots sem ter que usar ferramentas e dispositivos especiais.

Outras pessoas estão lendo

Gerenciador de dispositivos

É possível buscar problemas na placa PCI acessando "Start" (Iniciar) > "Control Panel" (Painel de controle) > "System" (Sistema) e clicando em "Device Manager" (Gerenciador de dispositivos). O "Device Manager" exibirá uma lista dos componentes de hardware da sua máquina. Se houver um problema com algum deles, aparecerá um triângulo amarelo com um sinal de exclamação ou com um "X" vermelho. Clique no elemento e você verá o que parece estar errado. Se o dispositivo não aparecer, é muito provável que o componente não funcione, que falte o controlador do componente ou que o próprio SLOT não esteja funcionando.

Um processo de eliminação

Para determinar se a placa tem problemas, mova-a para outro slot. Desligue o computador, desconecte todos os cabos (para evitar curto-circuitos acidentais) e abra o gabinete. Remova a placa PCI do slot e insira-a em outro. Conecte tudo novamente e ligue o computador. Instale os controladores necessários e acesse o "Device Manager" para ver se o dispositivo aparece agora. Se o mesmo dispositivo funcionar no novo slot, é provável que o outro tenha problemas. Verifique essa teoria instalando outro dispositivo que você saiba que funciona. Se falhar, o slot PCI é o que não opera.

Verificar o BIOS da placa-mãe

As placas-mãe e os processadores operam com ajuda de um programa "Basic Input Output System" (BIOS, "Sistema básico de entrada e saída") e os subprogramas que ajudam aos chipsets da placa-mãe a gerenciar os dispositivos instalados. Eles podem às vezes deixar de funcionar e também precisam ser atualizados de vez em quando. Você pode tentar reparar um slot defeituoso atualizando os arquivos do BIOS e do chipset. Acesse o site do fabricante do seu computador e busque os downloads correspondentes ao seu modelo. Se não houver nenhum disponível, busque no site do fabricante da placa-mãe. Todas as placas-mãe possuem identificadores que o ajudarão a buscar o software. Baixe e instale os arquivos. Depois de atualizar o BIOS e o chipset, teste o slot PCI novamente. Se ele ainda não funcionar, é provável que o circuíto do mesmo esteja danificado permanentemente.

Controladores de dispositivo

Antes de finalizar as provas em um slot PCI, considere a possibilidade de que o controlador do dispositivo com problemas pode estar incorreto. Os controladores das placas de vídeo, som, ethernet e outros tipos são fastidiosos, pois deve haver uma coincidência exata do dispositivo e sistema operacional que você use. Busque os últimos controladores no site do fabricante do dispositivo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível