×
Loading ...

As melhores combinações de cores para sua casa

Pixland/Pixland/Getty Images

Introdução

Na hora de renovar o visual da sua casa, provavelmente você vai pensar em mudar as cores das paredes. Para isso, deve saber como combinar os móveis e a decoração para ter um conjunto harmonioso. Nos próximos slides, descubra várias propostas para ter uma casa renovada e com cores que combinam e deixam o ambiente como você deseja.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Sala de estar em tons frios

Mesmo que existam tons azuis vibrantes e alegres, essa cor também apresenta tonalidades mais frias. Não tenha medo de usar essas cores na sua sala de estar, como o azul aquamarine, que dão sobriedade e nitidez ao ambiente. Para um conjunto elegante e aconchegante, use o branco nos sofás, quadros e almofadas.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Romantismo em rosa

Há quem evita o rosa por considerá-lo infantil, mas não é bem assim. Por que não pintar sua sala com um rosa nostálgico? Para um estilo romântico, use o branco nas cortinas e sofás, e escolha uma decoração com itens no tom rosa antigo e verde pistache. Se quiser um clima mais alegre, use acessórios, como relógios, flores e vasos em um rosa mais escuro. O resultado ficará incrível.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Mais perto da natureza

O bege e o terra continuam sendo bem vistos nas salas de estar. Mas para que o ambiente não fique muito sem graça, use almofadas cinzas e pretas e dê preferência às que são feitas de fibras naturais como lã ou algodão. A tendência são os tecidos mais grossos, por serem mais aconchegantes. Não se esqueça de escolher plantas para compor a decoração. Para finalizar, os móveis em tons de avelã ou com acabamento decapado branco são ideais.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Um quarto contemporâneo

Para as paredes, escolha tons de branco ou crus. Se você tem um quarto espaçoso, pode também pintar uma parede de uma tonalidade mais forte, porém dentro da mesma gama de cores. Os móveis de madeira no tom chocolate ainda estão em alta e, para tirar a sobriedade dessa cor, escolha edredons com motivos animais ou com barrados escuros em um fundo claro. É interessante usar elementos de decoração na cor verde para complementar o conjunto.

Comstock/Comstock/Getty Images

Anime-se com um banheiro azul retrô

Mesmo que os banheiros brancos ou com móveis de madeira escura ainda estejam em alta e você queira evitar encarar uma reforma completa, pode apostar em um nostálgico azul água para as portas, azulejos e móveis. A opção combina com o branco e você terá um visual retrô muito chique.

Siri Stafford/Photodisc/Getty Images

Tons quentes em uma sala clássica

Se tem uma sala clássica com revestimentos em madeira, pode modernizá-la com almofadas mais alegres. Use o verde para dar vida ao ambiente, seja com plantas, quadros, louças ou vasos. Se for muito apegado à sala e não quiser mudar muito, poderá repaginá-la com tons alegres, como o vermelho, laranja e amarelo. Escolha um lindo tapete bege para não sobrecarregar o conjunto e pronto!

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Armonize os tons sombrios com os alegres

Escolha um dos elementos centrais da sua sala de estar, que pode ser um sofá ou um armário e, com base no estilo e nas cores desses objetos, complemente o resto. Neste exemplo, as paredes são claras para evitar que o ambiente fique sobrecarregado e os móveis têm tons mais escuros (café, preto e cinza). O que dá vida ao cômodo são os quadros, as almofadas e os enfeites de mesa coloridos. Também vale a pena escolher uma parede e pintá-la de vermelho ou laranja intenso para dar mais vitalidade.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Distribua as cores e ganhe intensidade

Se você tiver um quarto em tons neutros ou uma parede de madeira ou pedra, por que não combiná-la com laranja ou azul? Não tenha medo das texturas, pois você pode escolher uma poltrona laranja lisa e decorá-la com almofadas ou outros enfeites do mesmo tom, com texturas e detalhes. Nesse caso, é o azul que faz uma ponte entre os tons suaves e os intensos.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Branco e preto, parceria perfeita

O melhor dessa combinação é que sempre está em alta. Você pode escolher um estilo todo branco com um ou outro acessório preto, ou também optar pelo estilo da foto, puramente minimalista no qual a ausência de quadros nas paredes faz a diferença. Poucos móveis são estilizados e o piso pode ser preto brilhante ou também coberto com um tapete branco para um efeito mais poderoso. Você escolhe.

NA/AbleStock.com/Getty Images

Combine as cores escuras com as claras

É possível ter um recanto elegante e, ao mesmo tempo, acolhedor? Claro que sim. À primeira vista, não parece que exista uma gama de cores diferentes no quarto, mas, se observar bem, há desde preto, passando pelo roxo e verde, até branco. Para que não fique muito pesado, o branco deve ser usado nos elementos principais, como piso, paredes e cama. As outras cores são usadas nas cortinas, almofadas, mesas de cabeceira e na poltrona. Você vai adorar!

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Muita luz e cor no seu quarto

Aqui, a cama é a peça principal, já que, para começar, está posicionada na diagonal. As almofadas azuis e verdes são a base para o resto da decoração. As paredes são brancas, mas você também pode escolher um tom azul claro. Use sua imaginação para decorar com desenhos ou adesivos em tons azuis mais fortes e diferentes tons de verde. Não se esqueça do tom café que, ainda que discreto, pode ser identificado nos ramos das flores.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Nostalgia com violeta e azul

Se você quiser um ambiente que lembre o campo ou uma tarde chuvosa, os tons violeta, malva e azul são indicados. Combine com o amarelo ouro e o bege nas cortinas e paredes. O branco ocupa um lugar principal nos sofás para aliviar e harmonizar as combinações. Não se esqueça de colocar flores do campo em um vaso ou use a natureza morta para dar um toque pessoal.

Jen Siska/Lifesize/Getty Images

Alegria e cores fortes

Apesar de muitas pessoas dizerem que o quarto das crianças deve ter tons pastéis para que fiquem mais tranquilas, você pode usar cores vivas, principalmente se esse também for o quarto de brinquedos. Os desenhos nas paredes estão em alta, seja colando adesivos ou desenhando você mesmo. Não tenha medo de combinar vermelho, verde, rosa, laranja ou amarelo escuro. É importante escolher uma ou duas cores principais e, em seguida, as outras como complementares e que poderão ser usadas nos brinquedos, edredons, capas de cadeiras ou caixas para organização dos brinquedos. Para suavizar um pouco, use um tapete de cor neutra.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Um banheiro rústico, mas muito moderno

Se uma das paredes do seu banheiro, que não seja a do chuveiro, é de tijolos aparentes, não faça mudanças. Faça com que ela seja o foco do ambiente: coloque um lindo espelho redondo e luminárias modernas dos lados. Suavize a aparência rústica com tons terra e combine as paredes opostas usando tonalidades alaranjadas. Para um conjunto mais bonito, escolha uma pia de mármore em tons ocre e amarelo. Terá um efeito único.

Comstock/Comstock/Getty Images

Um banheiro com tom náutico

Uma maneira simples de dar um toque especial ao seu banheiro branco é acrescentando algumas listras azuis. Por exemplo, use o azulejo branco ou azul claro na parte de baixo das paredes, o que ajuda na limpeza, e um papel de parede com raias azuis e brancas na parte superior. Se o seu banheiro não tiver muita ventilação, use uma tinta a óleo e pinte as listras que não devem ter mais que cinco centímetros de largura, prolongando-as até o teto para que o banheiro pareça maior. Complemente com acessórios em tons de branco ou azul-marinho. Vai ficar lindo!