×
Loading ...

Melhores petiscos para festas

Getty Images

Introdução

A festa está boa. Seus amigos estão todos presentes, adoraram sua casa e sua bebida. Mas falta alguma coisa. Algo para petiscar. E agora, o que preparar para comer? Como sua intenção não é oferecer uma refeição completa - ou você quer oferecer algo aos seus convidados antes da ceia -, a saída é distribuir petiscos saborosos para animar a conversa e manter a festa aquecida. Confira agora os melhores petiscos para as suas reuniões. Com um pouquinho de criatividade, seu encontro será lembrado para sempre. Pode confiar.

Eising/Photodisc/Getty Images

Espetos caprese

Um mini-espetinho caprese é um petisco diferente que pode servir de entrada para uma refeição ou como acompanhamento para a bebida. Antes de tudo, prepare o molho pesto. No liquidificador, bata uma xícara de chá de azeite, 2 dentes de alho picados, folhas de rúcula sem as hastes. Depois prepare os espetinhos intercalando tomate-cereja, mozarela de búfala e folhas de manjericão. Sirva com molho pesto.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Damasco com cream cheese e gorgonzola

Uma receita diferente que certamente vai impressionar seus convidados é o petisco de damasco com cream cheese e queijo gorgonzola. Prepare alguns damascos secos do tipo americano e corte-os ao meio. Em seguida, mistura cream cheese e queijo gorgonzola como recheio para o damasco. Na parte do recheio, tempere com pitadas de pistache picado. Aí é só ajeitar os petiscos na travessa e está pronto para servir.

Flickr: wallyg | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 2.0 Generic (CC BY-NC-ND 2.0)

Salgadinhos tradicionais

Se não quiser errar, uma boa pedida é investir nos costumeiros salgadinhos de festa: coxinha, empadas, risólis, bolinhos de queijo, quibes e esfihas. Apesar de serem um pouco gordurosos, esses quitutes são garantia de sucesso graças à tradição de serem consumidos em festas adultas e infantis. Uma saída para incrementar o cardápio é apostar em variações como a receita de esfiha com gergelim ou um prato de cebolas à milanesa para acompanhar.

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Petisco de queijo coalho e tapioca

Servidos em palitinhos, os petiscos de queijo coalho e tapioca prometem incrementar a sua festa e atiçar a curiosidade de seus convidados. Em uma tigela, misture a tapioca, o queijo coalho, sal e pimenta a gosto. Dissolva o cream cheese a parte com o leite fervente. Em seguida, despeje sobre a mistura de tapioca, mexendo bem. Assim que a tapioca firmar a massa, leve tudo para uma assadeira e leve à geladeira. Depois, frite a mistura em pequenos quadrados e sirva. Pode acrescentar tomates-cereja se preferir.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Tábua de frios

Os tradicionais petiscos de boteco também valem para a sua festa. Por que não? Sirva uma mistura de frios como queijo, salame e presunto para seus convidados. Para incrementar, acrescente porções de mandioca cozida, linguiça calabresa, cebola assada e rodelas de picles e tomates. Se possível, adicione pedaços de coração de galinha ou frango grelhados em cubinhos. Misturar queijos de diferentes tipos é uma ótima opção. Use também pedaços de queijo de cabra casa para eventuais convidados com intolerância a lactose.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Sushi

Um petisco mais sofisticado que o habitual é oferecer sushis em sua festa. Além de ser um alimento saboroso, o peixe fresco do sushi está repleto de vitaminas (A, E, B3 e B6) e também de ômega-3, uma gordura insaturada responsável por elevar os níveis do colesterol bom no organismo. Tudo isso sem contar no encantador visual que uma fila de sushis pode proporcionar para a sua festa.

Eising/Photodisc/Getty Images

Tomate gratinado

O tomate é um alimento rico em vitaminas A, B e C, além de ser um excelente tempero gastronômico. O tomate gratinado é um excelente aperitivo para sua festa. Para prepará-los, limpe o interior do tomate tirando todas as sementes. Com ricota, ou outro queijo de sua preferência, preencha o conteúdo do tomate. Se prefeir, acrescente nozes ligeiramente trituradas. Depois é só colocar os tomates em uma assadeira, levar ao forno por 20 minutos e servir.

Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Pão com alho na brasa

Para acompanhar o chopp nada melhor do que um pão com alho feito sob medida. A receita é simples. Você pode preparar o molho de alho e colocar no pão italiano ou francês ou comprar o pão com alho já pronto. O segredo é deixá-lo bem dourado. Mas não exagere senão ele fica seco. Além de saboroso, o alho tem propriedades antioxidantes que protegem nosso organismo de inflamações e bactérias.

Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

Nachos

Comida muito popular no México, os típicos nachos chegaram ao Brasil com imenso sucesso. O prato nada mais é do que tortilhas de milho ou trigo que podem ser apreciadas com diversos tipos de molhos. Para preparar seu aperitivo, aposte na criatividade. Misturas entre carne, molho de tomate e queijo é muito bem-vinda. Aí é só aproveitar a pimenta e bom apetite.

Flickr: Editorial J | Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica (CC BY-SA 2.0)

Bolinho de bacalhau

O tradicional petisco do happy hour Brasil afora não poderia ficar de fora de sua festa. Peixe típico de Portugal, o bacalhau se incorporou na culinária brasileira há muito tempo. Não é a toa que o famoso bolinho de bacalhau é um dos acompanhamentos mais pedidos nos bares e botequins. Fica a dica: o segredo para um bom bolinho de bacalhau está no tempero. Salsa, cebolinha e azeite, acompanhados com uma pitada de limão, farão de seu petisco um sucesso.