Mais
×

Como mensurar amperes com um multímetro digital

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para descobrir a quantidade de corrente que um dispositivo usa, você pode medi-la com um multímetro digital. Às vezes, é necessário conhecer a amperagem de um componente elétrico para que possa usá-lo em conjunto com outros dispositivos. As peças de reposição também têm de ser iguais no nível de amperagem para funcionar corretamente. A leitura do multímetro cairá dentro de uma estimativa de amperagem de um dispositivo testado.

Instruções

Multímetros podem ser configurados para medir corrente em amperes (The Readout image by Cinneman from Fotolia.com)
  1. Ligue o multímetro digital. A maioria dos sistemas digitais executa um autoteste antes de estarem prontos para o uso. Espere um minuto para o medidor completar o teste.

  2. Ajuste o seletor de função para ler amperes de energia da bateria ou corrente alternada. A configuração de função "A~" mede a corrente alternada em amperes, ou AAC; "A =" mede a corrente contínua em amperes, ou ADC.

  3. Defina o limite de modo que o máximo seja bem acima da leitura mais elevada que o esperado. Isso impedirá o medidor de ficar sobrecarregado. Se ultrapassar o limite e não conseguir uma leitura, defina-o menor.

  4. Ligue os fios aos terminais adequados para medir a corrente. Conecte o cabo preto ao "COM", ou terminal comum. Ligue o fio vermelho ao terminal marcado para medição de baixa ou de alta corrente. O terminal de leitura baixa pode ser identificado como "300 mA". Isso daria leituras em miliamperes; 1 mA equivale a 0,001 amperes. Multiplique por mil para obter o valor em amperes.

  5. Entre no circuito para medir a corrente. Configure a sonda vermelha em uma extremidade aberta e a sonda preta na outra. Isso pode requerer o corte de um fio para ter as sondas entre a corrente circulante. A ideia é permitir que a corrente flua através do multímetro digital permitindo que ele obtenha uma leitura.

Dicas

  • A avaliação da resistência do medidor deve ser muito inferior a 1 ohm para obter uma medição da corrente. Uma resistência maior reduzirá o fluxo de corrente e dará uma leitura erroneamente baixa.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article