Método fácil para aprender acordes para o piano

Escrito por carl hose | Traduzido por saryne cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Método fácil para aprender acordes para o piano
Aprender acordes simples no piano permite que você toque músicas mais rapidamente (piano image by Sergey Goruppa from Fotolia.com)

Uma das formas mais rápidas de aprender a tocar piano é usar acordes. Tocar piano pelos acordes é um método usado com frequência para ensinar adultos, porque é uma técnica simples e efetiva para conseguir fazê-los tocar músicas mais rapidamente. Essa técnica é útil para ensinar piano quando o objetivo é tocar por diversão ao invés de buscar uma careira como músico. Adultos geralmente preferem esse método pela simplicidade.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Piano ou teclado
  • Livro de acordes para piano

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Familiarize-se com os maiores e menores acordes. Um acorde maior é feito da primeira, terceira e quinta notas de uma escala que tem o mesmo nome. Por exemplo, uma escala de dó maior contém as notas dó - ré - mi - fá - sol - lá - si (representada pelas letras C-D-E-F-G-A-B, respectivamente). A primeira, terceira e quinta notas são dó - mi - sol, essas são as notas que você precisa tocar para o acorde maior dó. A única diferença entre o acorde maior e menor é que o terceiro acorde é tocado em bemol, então as notas para o acorde de dó menor são dó, mi bemol e sol.

  2. 2

    Aplique a fórmula dos acordes maiores ao teclado do piano. Para fazer o acorde de dó maior, coloque o seu polegar em qualquer dó (começando com o dó central), o primeiro dedo no mi e o segundo no sol. No teclado, essas notas ficam uma tecla branca distantes. Essa é a fórmula de um acorde maior e pode ser movido em qualquer lugar pelo piano. Se você mantiver o mesmo acorde e começar com sol ao invés de dó, você terá um acorde de sol maior. Se você começar com lá, terá um acorde de lá maior. Ao memorizar esses acordes, você pode tocar todas as tríades maiores sem ter que mudar a posição dos dedos ou memorizar dedilhados de novos acordes.

  3. 3

    Aplique o acorde menor no teclado. Comece com o dó central como você fez com o acorde maior. A única diferença no dedilhado é que você irá mover seu segundo dedo uma tecla de volta (a tecla preta) para fazer a segunda nota bemol. Esta é uma tríade menor. Assim como no acorde maior, você pode começar em qualquer tecla e este vai ser o nome do acorde que você está tocando. Ao usar esse acorde, você pode tocar tríades menores em qualquer tecla.

  4. 4

    Toque músicas usando os acordes maiores e menores. Tocar é a forma mais eficaz de se familiarizar com as posições dos acordes no teclado do piano e, assim, ficar melhor em mudar de um acorde para outro. Com a tríade básica de acordes, você pode tocar várias músicas. Compre partituras ou procure online para encontrar músicas grátis. Comece com uma canção simples e toque os acordes enquanto canta. Isso irá ajudá-lo com o tempo.

  5. 5

    Construa o seu próprio repertório. Existem diversos acordes e várias formas diferentes de tocá-los. Adicione várias notas das escalas maiores e menores para se acostumar a construir acordes mais complexos. Você pode encontrar uma escala maior e menor online e de graça, o que será uma referência útil durante seus estudos. Ao adicionar várias notas em tríades básicas, você pode fazer novos acordes. Adicionar a sétima nota de uma escala a uma tríade maior, por exemplo, dará a você um acorde sétimo. O mesmo serve para adicionar uma nota em uma tríade menor. Se você adicionou si (sétima nota na escala maior de dó) em uma tríade de dó maior, você vai ter um acorde de dó com sétima (C7). Adicione à tríade menor e você terá um dó menor com sétima (Cm7). Você pode aplicar a mesma regra para formar o sétimo acorde com qualquer nota no piano para fazer acordes sétimos.

Dicas & Advertências

  • Foque-se em acordes maiores e menores para aprender rápido como tocar várias músicas. Você pode se aprofundar no estudo de teoria da música se decidir ir mais longe com o piano, mas aprender os acordes maiores e menores abrirá o mundo do prazer de tocar o instrumento em pouco tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível