Mineração na Amazônia

Escrito por jennifer king | Traduzido por ale grassi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Mineração na Amazônia
A Floresta Amazônica é um dos lugares de maior biodiversidade da Terra (giant tree trunk base image by Marta Reimpell from Fotolia.com)

A América do Sul é rica em recursos naturais e a mineração é responsável por uma grande parte da economia da região. A prática tornou-se mais predominante nas últimas duas décadas,já que depósitos minerais da região foram reduziram. A Amazônia possui vastos depósitos minerais e, a fim de ajudar no desenvolvimento de seus países, os líderes sul-americanos concederam direitos de mineração em milhares de hectares da floresta tropical.

Outras pessoas estão lendo

Recursos

As atividades de mineração na Amazônia ocorrem no Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e Brasil. Segundo o Departamento de Estado dos EUA, o Peru é o maior produtor mundial de prata, o segundo de zinco e o terceiro de cobre e estanho. Em 2008, suas exportações minerais corresponderam a 63% da receita de exportação. A Colômbia é o quinto maior exportador de carvão do mundo e recentemente abriu as portas da Floresta Amazônica para a mineração de ouro, prata, cobre e molibdênio. O Brasil possui grandes depósitos de ferro e manganês. Suas reservas de níquel, estanho, bauxita, berílio, cobre, chumbo, tungstênio, zinco e ouro são consideradas quase que esgotadas. Outras exportações importantes para a região amazônica incluem prata, esmeraldas e diamantes.

Mineração na Amazônia
A região da Amazônia é rica em recursos minerais (Mine image by Eldin Muratovic from Fotolia.com)

Benefícios

A mineração é responsável por grande porcentagem da economia dos países sulamericanos, gerando receita para projetos públicos e infraestrutura. Os recursos minerais da América do Sul colocam a região em uma posição favorável no cenário econômico mundial, influenciando políticas comerciais globais. De acordo com a Associação Europeia de Alumínio (AEA), a indústria de mineração também aponta que, embora seja criticada por prejudicar o meio ambiente, a flora e a fauna originais de grande parte das terras envolvidas na mineração foram restauradas logo que as operações se encerraram.

Mineração na Amazônia
A mineração é importante para economias da América do Sul (mining rig image by Dave from Fotolia.com)

Meio ambiente

A mineração causa grande degradação ambiental. As florestas tropicais são alguns dos biomas de maior biodiversidade e mais frágeis do mundo. O desmatamento ocorre como resultado da remoção da crosta da floresta para expor os depósitos minerais. Embora empresas de mineração promovam a restauração florestal, é difícil converter minas de volta a verdadeiras florestas tropicais, já que a maior parte do ecossistema original está perdida. A contaminação do solo e da água são outras consequências ambientais da mineração.

Mineração na Amazônia
A Amazônia possui mais da metade de todas as espécies de pássaros encontradas na América do Sul (blue macaw image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Cultura

A mineração afeta as pessoas que dependem dos recursos da floresta para sua subsistência. De acordo com o Movimento Mundial pelas Florestas, projetos de mineração na Amazônia colocam em perigo a própria sobrevivência das comunidades locais, pois as operações contaminam rios, diminuem a flora e a fauna nativa e restringem o uso dos recursos naturais por habitantes ancestrais da região. A contaminação da água e do solo torna o cultivo impossível para as comunidades, colocando o estilo de vida de subsistência das comunidades amazônicas severamente em risco.

Mineração na Amazônia
A Mineração ameaça o tradicional estilo de vida de subsistência das comunidades amazônicas (llama image by Joanna Stewart from Fotolia.com)

Regulamentação

Embora os governos sulamericanos tenham a tradição de conceder generosas concessões a empresas estrangeiras de mineração e até mesmo revogaram leis proibindo práticas de mineração em áreas de vida selvagem protegidas, algumas regulamentações de proteção ainda existem. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos ajuda a proteger os direitos das comunidades indígenas ameaçadas pela mineração e outras práticas destrutivas. Segundo a Agência de Notícias InterPress (IPS), a convenção 169, aprovada pela Organização Internacional do Trabalho, estabelece um sistema de proteção e mecanismos de consulta sobre leis, projetos e políticas que afetam as terras dos povos indígenas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível