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Como fazer modelos de barco com um programa 3D

Atualizado em 17 abril, 2017

Programas de CAD (do inglês "Computer Aided Design", ou "desenho auxiliado por computador") são projetados para criar e renderizar objetos tridimensionais digitais. Um dos primeiros programas de CAD para o PC foi o AutoCAD, que a empresa AutoDesk lançou em 1982. Desde então, muitas outras empresas se uniram ao mercado de CAD. A competição entre essas empresas, combinada com a demanda do consumidor e os avanços tecnológicos, produziu softwares capazes de criar praticamente qualquer objeto virtual. Embora muitos usuários de CAD aproveitem esse potencial para fazer objetos de natureza fantástica (como espaçonaves e alienígenas), outros utilizam esse software para modelar estruturas mais comuns, incluindo barcos.

Instruções

Faça um barco virtual (oystermans rowboat on the chesapeake bay image by Jorge Moro from Fotolia.com)
  1. Abra o seu programa de CAD e crie uma esfera. Você modelará a esfera para formar o casco de um barco a remo.

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  2. Entre no modo de edição dos vértices (ou pontos) da esfera do seu aplicativo. Em seguida, exclua os sete oitavos superiores da esfera, pois apenas a parte de baixo da mesma é necessária para o casco.

  3. Mude o ponto de vista para a visão superior e depois corte a metade esquerda ou direita da esfera parcial (isso é em preparação para fazer o seu aplicativo de CAD manter seu barco simétrico, para que você não precise fazê-lo).

  4. Aplique o modificador de simetria ao barco, para que a metade que você cortou pareça restaurada. Agora, qualquer mudança que você fizer em uma metade do barco aparecerá na outra.

  5. Entre novamente no modo de edição de vértices e selecione o modo de seleção suave. Esse modo pode ser chamado de "edição proporcional" em alguns aplicativos. O modo permite que você crie superfícies com curvas suaves ao puxar somente um vértice.

  6. Empurre para dentro o vértice mais à direita do barco que está a meio caminho entre a parte de cima e a de baixo do barco (na visão superior). Isso transforma o formato redondo em uma forma mais alongada de barco.

  7. Modele a parte de trás do barco. Crie um objeto de caixa e posicione-o de forma a cobrir uma pequena porção do fundo do barco (visão superior). Aplique a ferramenta de subtração booleana do seu aplicativo à caixa e ao barco. O resultado será um buraco na parte de trás do barco (a caixa será automaticamente excluída).

  8. Sele o buraco da parte de trás do barco ao criar um único polígono feito a partir dos vértices ao longo das bordas do buraco. Isso conclui o casco principal do barco a remo.

  9. Acrescente assentos: crie duas caixas planas que abrangem a largura do casco. Espace-as de modo uniforme ao longo do comprimento do barco. Em seguida, fixe as caixas ao barco para concluí-lo.

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O que você precisa

  • Um programa de CAD (Computer Aided Design) 3D (ver Recursos)

Referências

Recursos

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