Modems 3G vs. Internet via satélite

Escrito por joshua smyth | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Modems 3G vs. Internet via satélite
A maioria dos modems 3G agora vem como adaptadores USB (USB dongle image by Madrider from Fotolia.com)

Com a internet se tornando mais intensiva de dados, os usuários em áreas rurais encontram-se em apuros. A maioria das áreas rurais não tem a densidade populacional para apoiar uma rede de banda larga com fio, tais como os sistemas de cabo ou DSL utilizados nas cidades. As linhas telefônicas e conexões discadas não oferecem velocidade suficiente para assistir vídeos ou baixar arquivos pesados. A internet via satélite e os modems 3g (banda larga móvel) oferecem duas soluções, e cada uma tem vantagens e desvantagens.

Outras pessoas estão lendo

O que é Internet via satélite?

As conexões de Internet via satélite usam uma antena parabólica bidirecional para enviar e receber dados diretamente de e para um satélite em órbita na Terra. Esse satélite está conectado à internet de alta velocidade, permitindo que o proprietário da antena parabólica acesse os dados a partir de qualquer lugar, que tenha uma linha de visão do satélite. A conexão via satélite pode ser tão ou mais rápida do que DSL ou cabo.

O que é um cartão de celular?

Um cartão de celular (muitas vezes conhecido como "banda larga móvel") é um cartão que se encaixa em um slot de expansão, slot PCI ou porta USB no seu computador e se conecta à rede celular local. Uma vez conectado, ele envia e recebe dados sobre essa rede, o que lhe permite ficar on-line onde quer que haja cobertura celular.

Cobertura

A internet via satélite tem uma extensão de cobertura mais ampla. Contanto que você possa encontrar um local para a antena parabólica que tenha uma visão do céu do hemisfério sul (a maioria dos satélites orbitam o equador), você pode usá-lo até mesmo no local mais remoto. Já os modems 3G dependem da presença de uma torre de celular nas proximidades.

Preço

As conexões via satélite são mais caras. A antena parabólica pode custar centenas a milhares de reais. Em cima do custo do equipamento, as taxas de dados são importantes, especialmente se forem baseadas no uso. As conexões de banda larga móvel são mais amplamente utilizadas e, geralmente, mais em conta. Sempre verifique para ter certeza que um plano "ilimitado" não tenha em suas letras miúdas cujas taxas de uso acumulam.

Velocidade de conexão

A banda larga móvel e as conexões via satélite têm velocidades de conexão similares. A velocidade do seu modem 3G vai depender se o provedor de celular local atualizou a rede para o padrão mais recente. Se assim for, pode ser possível obter a banda larga móvel a velocidades muito mais rápidas do que as conexões via satélite podem oferecer.

Confiabilidade

Ambos os tipos de conexão sofrem de problemas de confiabilidade. Como qualquer outro telefone celular, os modem 3G podem derrubar sua conexão quando a rede estiver sobrecarregada. As conexões via satélite podem ser interrompidas pela chuva, e até mesmo nuvens grossas podem causar problemas.

Mobilidade

Os modems 3G geralmente são pequenos dispositivos USB que podem ser carregados no bolso e conectados a um laptop sempre que você precisar utilizá-los online. Os sistemas de satélite portáteis são muito menos portáteis, uma vez que envolvemo uso de uma pequena parabólica ou uma grande antena. E também custam muito dinheiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível