×
Loading ...

Como usar os modos de gravação SP e LP na sua filmadora

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Com o ganho de popularidade dos sistemas digitais, as pessoas estão esquecendo de alguns termos básicos da gravação analógica. Vários anos atrás, qualquer indivíduo que gravou programas de televisão no videocassete saberia o significado de SP e LP (bem como os termos menos usados, SLP e EP), mas atualmente esses termos não são vistos com tanta frequência. Em suma, eles informam à gravadora quanto de fita deveria ser usada na gravação, de modo que o SP consome mais fita e o LP, menos fita. Leia para saber como usar esses modos de gravação na sua gravadora.

Instruções

Relembre o uso desses modos de gravação (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

    Configuração da gravadora

  1. Acesse o menu da câmera e localize as opções de gravação.

    Loading...
  2. Observe as opções. Apesar de o SP (Standard Play — Reprodução padrão) ou o LP (Long Play — Reprodução longa) serem os modos mais comuns, algumas gravadoras possuem o SLP (Super Long Play — Reprodução super longa) ou EP (Extended Play — Reprodução ampliada). Cada um deles usa uma velocidade diferente na gravação da fita; quanto mais rápida a velocidade, menos coisas caberão na fita. Indo da velocidade mais rápida para a mais lenta, temos a SP, LP e EP/SLP.

  3. Selecione a velocidade da câmera e então será possível gravar.

    Seleção do modo

  1. A gravação de cenas de grande atividade, como eventos esportivos, exige uma velocidade alta para evitar desfoques. Nesses casos, use uma velocidade rápida.

  2. Use uma velocidade lenta para gravar eventos com atividades mais lentas ou menos movimentos, como leituras em salas de aula.

  3. Decida o nível da qualidade de imagem desejada. A velocidade rápida proporciona imagens mais originais, enquanto que as velocidades lentas geralmente são um pouco imprecisas. O dilema é que as velocidades mais rápidas consomem a fita mais rapidamente.

Loading...

Dicas

  • As informações de seleção de configuração aplicam-se a todos os tipos de gravadoras analógicas, não apenas às filmadoras.

Aviso

  • Algumas gravadoras antigas usavam o termo EP para significar "Elapsed Play" (Reprodução decorrida), que era uma velocidade intermediária entre SP e LP. Essa convenção não tem sido usada há um bom tempo, mais ainda está disponível em gravadoras mais baratas.
Loading ...
Loading ...