Aquecedor infravermelho comparado a aquecedores de quartzo ou de cerâmica

Escrito por garrison pence | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aquecedor infravermelho comparado a aquecedores de quartzo ou de cerâmica
Existem diversos tipos de aquecedores (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Se você está aquecendo sua casa com um aquecedor a óleo ou gás natural, pode estar procurando métodos de economizar com energia mensalmente. O aumento do custo da energia faz muitas pessoas correrem para comprar aquecedores elétricos acreditando que diminuir o aquecimento geral e usar aquecedores infravermelhos, de cerâmica ou quartzo em certos ambientes vai economizar dinheiro. Será mesmo? E se for o caso, um aquecedor infravermelho seria mais eficiente do que um de cerâmica ou quartzo?

Outras pessoas estão lendo

Como eles funcionam

Todos os tipos de aquecedores convertem energia elétrica em calor. Os de quartzo e de cerâmica distribuem o calor por convecção, o que aquece o ar e faz com que ele circule pelo quarto. Aquecedores infravermelhos transferem a energia térmica por ondas eletromagnéticas, que são absorvidas por pessoas e objetos no seu caminho, criando calor.

Aquecedores infravermelhos

Aquecedores infravermelhos para a casa emitem radiação infravermelha de onda longa, que tocam objetos próximos e é convertida em calor. O infravermelho não é absorvido pelo ar através do qual viaja. Com esse tipo de aquecimento, o calor é direcionado e concentrado onde é necessário, então aquecedores infravermelhos são mais indicados para aquecimento direcionado ou focalizado. Eles são eficientes energeticamente, não possuem partes móveis, aquecem rápido, são silenciosos e não são afetados por correntes de ar.

Se você vai ficar sentado em uma posição por algum tempo, um aquecedor infravermelho virado em sua direção é uma boa escolha.

Aquecedores de quartzo e de cerâmica

Aquecedores por convecção usam a eletricidade para aquecer uma bobina de metal, um tubo de quartzo ou um núcleo de cerâmica. O ar próximo ao aquecedor fica mais quente no processo e, usando correntes de convecção naturais ou induzidas por ventiladores, circula pelo ambiente. Os de quartzo ou cerâmica são conhecidos por alcançarem maiores temperaturas gastando menos energia do que os equivalentes de metal e, então, são considerados mais eficientes.

Eles funcionam bem produzindo um aumento de temperatura em um espaço fechado e pequeno. Em todos os modelos, o ar aquecido circula no quarto, aumentando a temperatura dele até o ponto determinado no termostato e, então, desligando até a temperatura cair.

Se você vai ficar se movendo pelo quarto ou se existem muitas pessoas no cômodo, um aquecedor de quartzo ou cerâmica vai ser uma boa escolha.

Eles são seguros?

Aquecedores, tanto infravermelhos quanto por convecção, são bem seguros quando usados de acordo com as recomendações dos fabricantes. A maior parte possui estruturas de segurança contra riscos comuns, como superaquecimento ou tombamentos. Ainda assim, eles nunca devem ficar funcionando se não tiver ninguém em casa, não devem ficar ligados a extensões e só devem ser colocados em ambientes que possuem detectores de fumaça. Sempre procure aquecedores com selos de aprovação.

E sobre as afirmações de que eles são altamente eficientes?

Alguns fabricantes dizem que os usuários de seus produtos podem cortar suas contas de luz pela metade. Sim, mas você vai ficar com muito frio em qualquer quarto onde o aquecedor não esteja sendo usado. Fique sempre atento a promessas exageradas de fabricantes de aquecedores sobre economias extraordinárias. Pesquise. Alguns aquecedores são definitivamente mais eficientes do que outros, mas nada pode superar as leis da física.

Você não pode economizar dinheiro usando um aquecedor elétrico a menos que deixe o aquecedor central vários graus em uma temperatura menor e use o aquecedor elétrico apenas em uma pequena área.

Esteja consciente de que aquecedores portáteis variam muito de preço, dependendo das características e da fabricação. Espere pagar mais por produtos com um belo design, eficientes e aqueles que possuem recursos extras. Independente de gastar dezenas ou centenas de reais em um aquecedor, se ele usa 1500 watts, você vai receber a mesma quantidade de calor e vai pagar o mesmo valor por hora de uso. Sem mágica.

Como calcular o custo energético

Você pode usar essa fórmula para estimar o uso de energia do aquecedor:

Potencia em watts do aquecedor X horas de uso diário / 1000 = consumo diário de quilowatts-hora (kWh)

Olhe na sua conta de luz para determinar o custo do quilowatt-hora na sua região. Frequentemente existem diferenças no preço entre horas de pico e outras horas. Também lembre-se de que aquecedores com termostatos podem desligar durante parte do tempo.

Por exemplo: seu aquecedor infravermelho, de quartzo ou cerâmica possui duas potências: 750 watts e 1500 watts. Você escolhe a maior e deixa ele ligado por cinco horas durante a tarde:

1500 watts x 5 horas de uso por dia / 1000 = 7,5 quilowatts-hora de eletricidade usados. Se sua taxa é de 16 centavos por quilowatt-hora, então 7,5 x 0,16 = 1,2 (1,2 reais por 5 horas, ou 24 centavos por hora). Dica: o gás natural é muito mais barato.

Você pode economizar dinheiro nas contas de aquecimento no inverno, mas não espere milagres usando aquecedores infravermelhos, de quartzo ou cerâmica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível