×
Loading ...

Como montar uma ponte rolante sobre os trilhos do guindaste

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma ponte rolante é um dispositivo que ergue uma carga vertical e a move, horizontalmente, sobre os trilhos do guindaste. A ponte é o componente que carrega o dispositivo de elevação. Os trilhos do guindaste, parecidos com trilhos ferroviários, formam a pista por onde a ponte se move horizontalmente. Montar uma ponte de um guindaste requer precisão e paciência, por causa de seu tamanho. A maior parte dos fabricantes enviam o guindaste em uma só peça, o que permite ao instalador montá-lo sobre os trilhos.

Instruções

A ponte rolante é um dispositivo de manuseio de materiais (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Descarga

  1. As pontes rolantes são muitas vezes transportadas por carretas. Descarregue o guindaste com uma empilhadeira de carregamento frontal. Esse tipo de empilhadeira tem um dispositivo de elevação situado na parte da frente da máquina. Deslize as forquilhas sob a ponte rolante com o dispositivo de elevação centrado nela. Amarre a ponte nos garfos com as correias, antes de levantá-la.

    Loading...
  2. Amarre dois cabos em cada extremidade da ponte, para que duas pessoas possam estabilizar o equipamento. Mova lentamente a ponte para fora do caminhão. Certifique-se de o espaço seja suficiente para a máquina entrar no prédio onde será montada. Pontes rolantes podem ser montadas em ambientes fechados ou ao ar livre.

  3. Mova lentamente toda a ponte para o seu local de montagem. Abaixe a ponte e aperte as correias, para assegurar que ela esteja bem fixada, antes da erguê-la para a posição desejada.

  4. Levante a ponte à altura desejada, deixando-a paralela aos trilhos do guindaste. Quando a ponte atingir essa altura, deixe-a virada perpendicularmente aos trilhos. As extremidades da ponte devem ficar logo acima dos trilhos, antes de serem abaixadas.

  5. Coloque uma pessoa em cada extremidade da ponte para garantir que o equipamento seja colocado no local certo. Cada pessoa pode precisar ser levantada à altura desejada com uma plataforma aérea. À medida que o operador for abaixando a ponte no lugar, as pessoas nas extremidades devem garantir que as rodas da ponte estejam sendo posicionadas corretamente.

  6. Coloque as rodas da ponte diretamente sobre os trilhos do guindaste. Quando as rodas estiverem descansando sobre os trilhos, remova as correias. Você pode mover uma plataforma aérea ao longo de toda a ponte, para remover as correias e os garfos da empilhadeira.

  7. Chame um eletricista para fazer as ligações elétricas na ponte rolante e testar sua funcionalidade. A ponte é eletrificada por um festão paralelo aos trilhos do guindaste. Este festão eletrificado, ou cabos, fornecem a energia para toda a ponte rolante, incluindo os motores da ponte, carrinho e dispositivo de elevação.

Loading...

Dicas

  • Meça a ponte desde o centro de suas rodas, para garantir que ela se encaixe nos trilhos, antes de erguê-la à altura desejada.

Aviso

  • Não monte uma ponte sobre trilhos de guindaste sem a ajuda de pelo menos mais duas pessoas.
  • Certifique-se de que a empilhadeira tenha a capacidade de carga para erguer toda a ponte. Uma empilhadeira sobrecarregada pode tombar para frente.

O que você precisa

  • Empilhadeira
  • Correias
  • Cabos
  • Plataforma aérea

Referências

Loading ...
Loading ...