Motivos para falta de apetite e perda de peso em cachorros

Escrito por catherine hiles | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Motivos para falta de apetite e perda de peso em cachorros
A falta de apetite e a perda de peso de um cachorro podem sugerir um problema médico (dog image by Bube from Fotolia.com)

A maioria dos cachorros não é muito exigente em relação à comida e gosta de consumir muitas coisas, de ração para cães a fezes de gatos. Quando um cachorro perde o apetite e começa a perder peso, o dono dele pode ficar preocupado. Às vezes, o clima muito quente ou uma mudança na comida podem causar falta de apetite, especialmente se o cão for sensível em relação à alimentação. Outras vezes, uma doença pode ser a causa da anorexia canina. Se um cachorro não comer por mais de 24 horas, é aconselhável consultar um veterinário o quanto antes.

Outras pessoas estão lendo

Estresse

O estresse muitas vezes resulta em perda do apetite, especialmente se o cachorro for sensível. Uma modificação no ambiente, como uma mudança de casa ou a morte de um membro da família, pode fazer com que o animal pare de comer e perca peso, explica a veterinária Etienne Cote no site Pet Place. Para um cachorro propenso ao estresse, torne a vida tão estável e livre de mudanças quanto possível. Os cachorros gostam de rotina, então, estabelecendo e seguindo uma rotina diária, seu cachorro terá menor probabilidade de ficar estressado.

Problemas orais

Problemas como gengivite e doenças dentais fazem com que a mastigação seja dolorosa para o cachorro, resultando em perda do apetite, diz Cote no Pet Place. Se o problema não for tratado, o cão perde peso. Um objeto estranho, como uma planta, preso na boca também pode tornar a mastigação dolorosa, explica Cote.

Distúrbios gastrointestinais

De acordo com veterinários no site Vet Info, a inflamação de órgãos gastrointestinais, como esôfago, estômago ou intestino, pode causar anorexia porque comer provoca desconforto ou náuseas. A inflamação também pode restringir o espaço no estômago do cachorro. Als causas de distúrbios gastrointestinais incluem parasitas, parvovírus, coronavírus, infecções causadas por bactérias ou fungos, úlceras, alergias alimentares e certos tipos de câncer, explica Cote.

Distúrbios metabólicos

Uma doença metabólica pode afetar o ritmo em que seu cachorro digere os alimentos, fazendo com que ele coma menos. Os exemplos de distúrbios metabólicos em cachorros que causam diminuição do apetite e perda de peso incluem condições como o diabetes mellitus e a doença de Addison, de acordo com o site Pet Education. Os sintomas de diabetes mellitus incluem anorexia, sede extrema e urinação frequente. Cachorros com a doença de Addison apresentam sintomas como letargia, perda do apetite, vômitos e fraqueza muscular.

Distúrbios do fígado

A função do fígado é filtrar as impurezas do corpo. Se o fígado não estiver funcionando corretamente, a presença de impurezas pode afetar o cérebro e reduzir a fome do cachorro, segundo Cote. Distúrbios do fígado que podem causar anorexia e perda de peso em cachorros incluem hepatite crônica, cirrose hepática e desvio portossistêmico. Outra possibilidade é a neoplasia, que é um tumor no fígado. A neoplasia causa dor e inflamação, fazendo com que o cachorro tenha dificuldades para comer. Sinais de distúrbios no fígado, além da anorexia, são salivação, vômitos, letargia e morosidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível