×
Loading ...

Motivos que impedem a amamentação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A amamentação não é apenas saudável para o bebê, mas também é uma maneira maravilhosa para a mamãe e o bebê se unirem assim que ele sai do útero. Contudo, há certas circunstâncias que podem impedir ou dificultar a amamentação. Converse com um médico antes do bebê nascer, para saber se você poderá ou não amamentá-lo.

Às vezes, a mamadeira é a melhor opção para as mães que não podem amamentar (Jean-Claude Winkler/Photodisc/Getty Images)

Problemas de saúde

Se você tem uma doença como HIV, a amamentação não é recomendável. Embora a chance de transmitir a doença para o bebê através do leite materno seja baixa, a American Academy of Pediatrics diz que as mães soropositivas não devem arriscar. Usuárias de drogas não devem amamentar, porque as drogas podem ser passadas pelo leite até o bebê e causar problemas de saúde seríssimos. Se você toma remédios prescritos regularmente, converse com um médico para saber se é seguro amamentar enquanto faz uso deles.

Loading...

Limitações físicas

Algumas mulheres simplesmente não têm o equipamento para amamentar. Pode ser muito frustrante perceber que os dutos lactíferos não produzem leite suficiente, mas isso é bem comum. Se você passou por uma cirurgia mamária, como redução ou aumento, ela pode ter afetado a sua capacidade de amamentar. Se você tem uma doença cardíaca, ela também pode limitar a amamentação.

Desconforto

Para algumas mulheres, a amamentação simplesmente não parece natural. Se você fica desconfortável fazendo isso, sente muita dor ou apenas não consegue pegar o jeito, talvez a amamentação não seja para você. Se já tentou o seu melhor e ainda não obteve sucesso, há muitas opções de fórmulas que são substitutas saudáveis. Você ainda poderá criar vínculos com o bebê ao aninhá-lo bem próximo quando for alimentá-lo e fazendo bastante contato visual enquanto lhe dá a mamadeira.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...