O que causa a sonolência depois do almoço?

Escrito por sarah thomsen | Traduzido por camille sampaio
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O que causa a sonolência depois do almoço?
Foque nos alimentos que aumentam sua energia (Getty Images)

O sono de início de tarde pode ser difícil de controlar quando acontece no meio de um dia de trabalho. Estimulantes como cafeína e açúcar provocam um aumento temporário na energia, mas ela não se sustenta por muito tempo. Ao reduzir a porção e mudar os ingredientes no prato, você pode substituir a sonolência por um aumento de energia.

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Alto teor de açúcar

As refeições que incluam refrigerante ou outras bebidas açucaradas, biscoitos e bolo podem contribuir para a sonolência. Quando o açúcar entra em seu corpo, o hormônio insulina é produzido. Ao ingerir alimentos com muito carboidrato, grandes quantidades de insulina são liberadas, fazendo com que mais aminoácido triptofano seja absorvido pelo cérebro. O triptofano, por sua vez, pode transformar-se tanto na serotonina quanto na melatonina, ambas com um papel importante na indução da sonolência. Para evitá-la, minimize a ingestão de alimentos açucarados.

Excesso de carboidratos

O efeito indutor de sono da insulina também acontece após a ingestão de refeições com muito carboidrato. Os carboidratos no pão, batatas e biscoitos têm o mesmo efeito do açúcar, liberando muita insulina enquanto são quebrados e absorvidos. Os alimentos ricos em proteína ou com baixo teor de carboidratos, como carne magra de frango, peru, ovos, nozes e salada, não provocam a liberação do hormônio na mesma quantidade e podem ajudar a prevenir a sonolência pós-almoço.

Refeições com alto teor de gordura

O "fast-food" pode ser conveniente, mas não cumpre a promessa de ajudar a mantê-lo acordado. Pesquisadores da revista Physiology and Behavior descobriram que comer uma refeição rica em gordura cria ainda mais sensação de sonolência do que ingerir uma refeição com baixo teor de gordura e rica em carboidratos. Eles atribuem a sonolência à presença de colecistocinina (CCK), um hormônio que é liberado naturalmente após refeições ricas em gorduras. O CCK digere gorduras, mas você pode diminuir a liberação dele ao consumir refeições menores e menos gordurosas.

Pular o café da manhã

Ficar muito tempo sem comer pode causar fome excessiva, o que leva a uma alimentação exagerada. A Weight Loss Clinic, no site WebMD, avisa que a fome originada quando não se toma café da manhã pode causar fome intensa ao meio dia, o que pode levr você a uma overdose de alimentos gordurosos, açucarados e indutores de sono. Para evitar o exagero ao meio-dia, faça um desjejum matinal reforçado e balanceado.

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