Porque o nariz do meu boxer descasca?

Escrito por contributing writer | Traduzido por nathalia siqueira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Porque o nariz do meu boxer descasca?
Nariz de boxer (boxer puppy image by Brandi Cameron from Fotolia.com)

A descamação da pele do nariz em seu cão pode ser uma ocorrência comum, mas isso não significa que você deve ignorá-la completamente. Um nariz com descamação pode ser o resultado de desidratação, exposição excessiva ao sol ou pode ser o indício de uma doença mais grave.

Outras pessoas estão lendo

Prevenção e solução

Uma doença comum em cães que ficam em áreas externas é a queimadura. Embora o nariz de seu animal de estimação seja escuro, ele é suscetível a queimaduras solares, mesmo em um dias nublados. Se você perceber que o nariz do seu cão descasca muito, principalmente depois de um dia no parque ou no quintal, consulte o veterinário para o uso de um protetor solar seguro que você possa aplicar no nariz do seu cão.

Considerações

Se você passa muito tempo no parque e seu companheiro parece ficar com sede ao chegar em casa, tente levar uma garrafa de água com você para que seu cão possa ter uma corrida refrescante. A descamação do nariz de seu cão pode ser o resultado de uma pele seca, o que pode acontecer como resultado da desidratação por ficar exposto ao sol por muito tempo de uma única vez, ou pode ser também resultado da vivência em áreas secas na casa. Se você suspeitar que esse pode ser o caso, considere colocar um umidificador em uma área na sala fora do alcance do seu cão para ver se isso ajuda a hidratar o nariz do animal.

Efeitos

O umidificador também pode ajudar o seu cão caso ele tenha um resfriado que esteja causando o descascamento do nariz. Seu boxer exibe outros sintomas de doença, como a lentidão ao levantar ou andar, indícios de infecção, tais como o excesso de produção de muco, espirros ou tosse? Se sim, ele pode estar sofrendo de um vírus ou outra infecção e deve ser examinado por um veterinário.

Teorias e especulações

Seu animal de estimação pode ter uma alergia ao plástico em que o alimento é mantido. Tente usar uma tigela de cerâmica ou aço e veja se há diminuição no descascamento. Qualquer irritação prolongada em um cão pode indicar uma alergia interna. Consulte um médico veterinário para ver se uma mudança na dieta pode ajudar o seu cão. Uma dieta de eliminação pode ajudar o seu animal a superar as alergias que estão causando o descascamento da pele de seu nariz.

Porque o nariz do meu boxer descasca?
Tigela de plástico para cachorros (Green dog water bowl image by Jim Mills from Fotolia.com)

Cuidados

O seu animal de estimação esteve em algum ambiente em que possa ter experimentado quaisquer substâncias cáusticas ou agentes de secagem? O seu quintal foi recentemente pulverizado? Você tem pós ou desinfetantes utilizados em torno de sua casa que o animal pudesse ter entrado em contato? Se sim, consulte o seu veterinário para saber a melhor forma de livrar o seu cão das substâncias tóxicas e como você pode tratar os sintomas residuais.

Potencial

Um tipo de lúpus pode afetar o nariz do seu cão através da criação de uma síndrome progressiva da descamação da pele, alteração na textura do nariz, feridas ao redor das bordas do nariz e até mesmo a sensibilidade à luz solar. Pergunte ao seu veterinário, caso você acredite que seu cão esteja convivendo com algum tipo de lúpus.

Porque o nariz do meu boxer descasca?
Nariz saudável de cachorros (hundeschnautze image by Christian Brenner from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível