on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Níveis perigosos de pH

Atualizado em 17 abril, 2017

As soluções de pH baixos ou altos podem ser perigosos para os diferentes tecidos. Os olhos e as membranas mucosas são propensos a sofrer lesões com pHs intermédios, enquanto que a pele pode ser irritada ou queimada por níveis extremos do pH. O pH baixo pode ser perigoso devido a acidez. Um pH alto pode ser caustico, e também pode causar lesões aos tecidos.

A água tem pH de sete (Waterfall image by Lo Zio from Fotolia.com)

Acidez

A medição de pH é usada para determinar a concentração de ácido (íon hidrogeno) nas soluções. Um pH de sete se considera neutro, e representa o pH da água pura. Um pH inferior a sete indica um excesso de íons hidrogeno (ácido). Cada dígito representa um aumento de dez vezes a concentração de ácidos, portanto, uma solução de pH seis é dez vezes mais ácida que um pH sete. As soluções ácidas tendem a ter um gosto azedo.

Loading...
Os limões tem um pH de 2,4 ou menos (lemon image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Alcalinidade

Um pH superior a sete indica um excesso de íons hidroxila. As soluções de pH alto se denominam básicas ou alcalinas. O excesso de alcalinidade é cáustico e pode causar lesão aos tecidos. Um pH de oito é dez vezes mais básico que um pH sete, o pH nove é 100 vezes mais básico que o pH sete. As soluções básicas têm um sabor amargo.

Muitos produtos de limpeza têm valores de pH elevados (cleaning products image by AGITA LEIMANE from Fotolia.com)

O pH dos seres humanos

Os diferentes fluidos no corpo humano tem deferentes valores de pH normais.O pH normal das lagrimas é aproximadamente de 7,1 ou levemente superior. A saliva é ligeiramente ácida, aproximadamente pH 6,4. O suor é também ligeiramente ácido e está entre quatro e 6,8. O pH sanguíneo normalmente é levemente básico, com um valor de 7,4. O ácido do estômago é menor que dois.

Os olhos são muito sensíveis às mudanças de pH (eye image by Adam Borkowski from Fotolia.com)

pH perigosos

Quando o pH cai para menos de 2,5, é considerado potencialmente perigoso. Determinados tecidos do corpo podem ser expostos a líquidos de pH baixos. Sem duvida é seguro comer um limão que tem um pH de 2,5, porém você não gostaria se entrasse suco de limão nos olhos. A exposição prolongada na pele ou membranas mucosas também pode causar irritação e lesão tissular. Qualquer líquido com um pH de dez ou mais pode causar queimadura, dependendo do tecido que toque e o tempo deste a exposição.Tenha em conta que alguns líquidos, como o leite de magnésio, tem o pH maiores a dez já que estão destinados a neutralizar a acidez estomacal. Tome conforme o indicado.

Os tecidos da boca podem tolerar certa acidez, mas as membranas nasais são muito mais sensíveis ao pH. (lips of the mouth image by Anatoly Tiplyashin from Fotolia.com)

pH sanguíneo

O ph sanguíneo pode cair em uma condição conhecida como acidoses. Isto pode se dar por muitas causas e pode ser tratado com dieta e medicamento. A alcaloses é uma condição do sangue onde o pH se eleva acima do normal.O nível sanguíneo de pH é ligeiramente básico, normalmente de 7,35 a 7,45, porém uma leve diminuição pode ser perigosa.Os rins se ajustam ao pH do sangue com condições normais.

A alcaloses e acidoses podem ser confirmadas mediante uma análise de sangue (Injection with Blood 3 image by Svenja98 from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...