Qual é o nível normal do hormônio T4 da tireoide?

Escrito por j.d. chi | Traduzido por ana marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é o nível normal do hormônio T4 da tireoide?
Seu nível de tireoide é importante para sua saúde geral (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A tireoide é a glândula em seu corpo que regula o metabolismo. Ela produz dois hormônios: T4 e T3. A leitura normal para o total de T4 é considerada, entre 4 e 11. No entanto, o nível de T4 sozinho não indica se você tem um problema de tireoide. O exame deve ser combinado com um teste de TSH (hormônio estimulante da tireoide).

Como a sua tireoide regula o metabolismo, sintomas de uma tireoide hiperativa incluem insônia, irritabilidade, nervosismo, perda de peso e aumento de movimentos intestinais. Os sintomas de hipotiroidismo incluem, ganho de peso, fadiga e falta de motivação. Um resultado fora dos níveis normais também podem indicar câncer de tireoide

Outras pessoas estão lendo

O que é T4

O T4 é um hormônio da tiroide que tem quatro unidades de iodo. O iodo é utilizado pela tireoide na produção de hormônios da tireoide e é ingerido por meio dos alimentos que comemos. Há mais T4 em seu corpo do que T3, mas é o T3 que é o hormônio ativo.

Endocrinologia

Se você acha que tem um problema de tireoide, peça a seu médico para indicar um especialista, conhecido como endocrinologista. Estes médicos são especializados em problemas com glândulas endócrinas (glândulas produtoras de hormônio) e estão mais preparados para ajudar você a cuidar de um problema de tireoide do que um médico de clínica geral. Ele testará os seus níveis de tireoide T4, bem como T3 e TSH.

Tireoide hiperativa

Se você suspeitar que você tenha uma tireoide hiperativa, o seu nível de hormônios da tireoide T4 e TSH podem ser testados simultaneamente. O seu médico pode pedir um teste chamado T4 Total ou Tiroxina Total. Se os resultados mostrarem que o seu nível de tireoide T4 Total está acima da faixa normal (4 -11) e que seu TSH está abaixo da faixa normal (0,5 - 5,5), então você pode ter uma tireoide hiperativa. Isto é também chamado de hipertiroidismo.

Usando um teste chamado T4 Livre, a faixa normal é de 0,8 - 1,8. Se o resultado indicar que o nível da tiroide T4 está acima de 1,8, você pode ter uma tireoide hiperativa.

Tireoide hipoativa

Ao usar o T4 Total, se resultados mostrarem que o nível de T4 da tireoide está abaixo da faixa normal (4 - 11) e que o nível TSH está acima do normal, eles indicam uma hipoatividade da tireoide. Isto é conhecido como hipotiroidismo.

Utilizando o teste de T4 Livre, se o resultado for menor que 0,8, então você pode ter uma tireoide hipoativa.

Remédios

Se você é diagnosticado com uma tireoide hiperativa, tratamentos incluem terapia com medicamentos, cirurgia ou iodo radioativo. Os dois últimos reduzirão o tamanho da glândula tiroide, por sua vez reduzindo a quantidade de saída T4. As terapias com medicamentos podem ajudar a inibir a produção dos hormônios da tiroide, mas não são geralmente consideradas uma solução a longo prazo. Com a opção cirúrgica, a tiroide é removida total ou parcialmente. Com a opção do iodo radioativo, o paciente ingerirá o iodo. Com o passar das semanas, ou dos meses, o iodo destruirá toda ou parte da tiroide. Nem a opção cirúrgica nem a opção de iodo são uma ciência exata e muitos pacientes acabam com um hipotireoidismo, que é regulado por meio de medicação.

Se você for diagnosticado com hipotireoidismo (ou acabar dessa maneira após a remoção da glândula da tireoide), você receberá a prescrição de um medicamento hormonal de substituição que deve ser tomado diariamente para o resto de sua vida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível