Oito componentes da saúde pública básica

Escrito por shea laverty Google | Traduzido por elisa dias
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Oito componentes da saúde pública básica
Oito componentes da saúde pública básica (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Em 1978, a Organização Mundial de Saúde (OMS) adotou a Declaração de Alma-Ata. Ela recebeu este nome devido à sua cidade sede Almaty, no Cazaquistão (anteriormente conhecida como Alma-Ata). Esta declaração orientou as recomendações da organização para cuidados de saúde que devem estar disponíveis para todas as pessoas do mundo. Ela também definiu oito componentes essenciais de saúde pública básica, que ajudam a definir meios de fornecer cuidados de saúde globalmente.

Outras pessoas estão lendo

Educação pública

A educação pública é o primeiro e um dos mais essenciais componentes da saúde pública básica. Ao educar a população sobre prevenção e controle de problemas de saúde, além de encorajar a participação, a Organização Mundial de Saúde trabalha para manter a doença de se espalhar em um nível pessoal.

Nutrição correta

A nutrição é outro componente essencial de saúde pública. A OMS trabalha para prevenir a desnutrição e a fome. A organização também procura prevenir muitas doenças e males.

Água limpa & saneamento

O fornecimento de água limpa e potável, além de medidas de saneamento básico em relação ao lixo, esgoto e tratamento da água, pode melhorar significativamente a saúde de uma população. Isso também reduz e até elimina muitas doenças preveníveis.

Assistência médica para mães e crianças

Assegurar atendimento médico extensivo e adequado para crianças e suas mães, grávidas ou não, é outro elemento essencial da saúde pública básica. Ao cuidar daqueles que têm o maior risco de problemas de saúde, a OMS ajuda as gerações futuras a terem chance de se desenvolverem e contribuírem com o mundo. Algumas vezes, o atendimento médico a esses indivíduos envolve aconselhamento adequado à família sobre planejamento familiar e sexo seguro.

Imunização

Ao administrar vacinais globais, a OMS trabalha pra erradicar grandes doenças infecciosas, aumentando muito a saúde em geral no mundo.

Controle de doenças endêmicas

A Prevenção e controle de doenças endêmicas são um ponto crítico para promover a saúde pública básica em uma população. Muitas doenças são muito típicas de uma localidade. Levá-las em consideração e iniciar medidas para prevení-las são fatores chave em esforços para reduzir os níveis de infecção.

Tratamento acessível

Outro componente importante de saúde pública básica é o acesso ao tratamento médico adequado para doenças e lesões. Tratando doenças e lesões rapidamente, os profissionais de saúde podem ajudar a evitar complicações e gastos de um tratamento tardio e mais extenso.

Distribuição de medicamentos

Ao fornecer as drogas necessárias para aqueles que precisam delas, como antibióticos para os infectados, os profissionais de saúde ajudam a prevenir a progressão da doença. Isso torna a comunidade mais segura, já que há menores chances da doença ser transmitida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível