Como organizar um trabalho acadêmico

Escrito por harrison pennybaker | Traduzido por rúben carlos esteves
Como organizar um trabalho acadêmico

Se for planejada corretamente, a organização de um trabalho acadêmico pode ser uma atividade sem estresse

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

A estrutura, conteúdo e objetivo dos trabalhos acadêmicos podem variar entre as várias instituições de educação e turmas. As abordagens a esses trabalhos também variam. Porém, algumas dessas abordagens são melhores do que outras onde alguns elementos extra são exigidos -- como, por exemplo, um conteúdo coerente, a presença de uma tese e uma estrutura adequada. A organização de um trabalho acadêmico pode ser um projeto simples e sem estresse. O importante é ter tempo e fazer as coisas gradualmente.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Escolha um tema e uma tese praticáveis. Mesmo que você redija bem, resumir a história da Europa em oito páginas pode se tornar um trabalho acadêmico estressante. Antes de organizar o trabalho, desenvolva uma tese específica e limitada que seja aplicável a um tema simples. A tese servirá de guia durante todo o processo de organização e redação do trabalho, determinando o que deve ou não ser incluído.

  2. 2

    Pesquise sobre o tema e desenvolva os principais argumentos e provas de apoio. Assim que definir o foco da sua pesquisa, crie vários argumentos essenciais. Separe cada um deles -- em cartões ou páginas separadas -- e desenvolva-os adicionando estatísticas, citações ou outras fontes de informação que forem relevantes.

  3. 3

    Faça um esboço. Para cada seção -- introdução, desenvolvimento e conclusão -- planeje o subponto que você vai abordar. Por exemplo, a introdução do trabalho terá uma frase que cative a atenção, uma tese e uma transição para o primeiro ponto principal. Os parágrafos do desenvolvimento precisarão de uma frase com a ideia central, argumentos e uma frase como conclusão. Sua conclusão terá que reafirmar a tese e deverá terminar com uma nota ou pergunta de retórica.

  4. 4

    Redija o trabalho procurando a ordem que lhe é mais favorável. Se usar um esboço você poderá redigir o trabalho sem se preocupar em seguir uma ordem em particular. Você pode escrever a conclusão em primeiro lugar, os parágrafos do desenvolvimento ou a introdução. Como o trabalho deve ser lido de uma forma coerente, deve planejar e editar todo o texto garantindo a sua fluidez de discurso.

  5. 5

    Edite seu texto. Antes de submetê-lo, garanta que sua estrutura, gramática, estilo e argumentos estejam coerentes. Se tiver um amigo ou colega a quem possa pedir que leia o texto, isso poderá ser benéfico, pois eles podem dar-lhe algum feedback. Veja se o trabalho acadêmico está em conformidade com o esboço que você elaborou. Você pode fazer engenharia reversa com o seu trabalho -- ou seja, você pode desmontar e juntar novamente por ordem todas as peças? Em caso afirmativo, então o trabalho foi organizado corretamente.

Dicas & Advertências

  • Releia o trabalho em voz alta. Dessa forma, você pode pegar qualquer palavra incorreta ou incompreensível. Se essa palavra soar estranho para você, então altere-a para que o texto fique mais claro.

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