Orquídeas do gênero Oncidium

Escrito por jacob j. wright | Traduzido por rúben carlos esteves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Orquídeas do gênero Oncidium
um raminho cortado da flor amarela oncidium (C Squared Studios/Photodisc/Getty Images)

Oncidium é um género botânico que compreende mais de 450 espécies de orquídeas, de acordo com a "Enciclopédia das plantas de jardim de A a Z." Estas orquídeas, sensíveis à geada crescem naturalmente em uma variedade de habitats, desde o nível do mar a 10.000 pés em regiões tropicais da América Latina. As flores são pequenas, com caules finos. As Flores são, em geral, amarelas com lábios grandes baixos e estreitos e com pétalas em forma de estrela fazendo parecer senhoras em miniatura, vestindo saias largas. Elas são apelidadas de orquídeas "dancing lady".

Outras pessoas estão lendo

Espécies Selvagens

Enquanto existem centenas de espécies oncidium, poucas são as que ganharam a aprovação de exploradores e colectores de plantas ao longo dos séculos, devido à sua facilidade em cultivá-las e também graças a ser um produto ornamental. A "Enciclopédia das plantas de jardim, de A a Z" da Sociedade Horticultural Americana e a base de dados das plantas Learn2Grow menciona estas espécies selvagens através de notas: Oncidium altissimum, Oncidium cavendishianum, Oncidium cheirophorum, Oncidium crispum, Oncidium flexuosum, Oncidium longipes, Oncidium macranthum, Oncidium pusillum, Oncidium sphacelatum e Oncidium tigrinum. Os criadores de orquídeas cruzam geneticamente estas espécies selvagens para criar novas híbridas chamadas de grexes.

Híbridas (Grexes)

De acordo com a "Enciclopédia das plantas de jardim, de A a Z", as espécies criadas pelo homem e as espécies híbridas manipuladas derivam de espécies selvagens ou de outros cruzamentos híbridos que, geralmente, são chamados grexes pelos criadores de orquídeas e horticultores. Hoje em dia existem numerosas grexes de orquídeas "dancing lady" e o número aumenta anualmente, uma vez que essas novas plantas são designadas e registadas pelas sociedades de orquídeas em todo o mundo, como por exemplo, o Royal Horticultural Society (ver fontes). Os nomes de algumas espécies Oncidium grexes incluem: "Persian Red", 'Fire Opal,' 'Susan Perreira,' 'Gypsy Beauty,' 'Sharry Baby,' 'Sweet Baby,' 'Phyllis Hetfield' e 'Thelma Beaumont.'

Compreensão da Nomenclatura

Os criadores de orquídeas criam novas plantas híbridas a partir de sementes colhidas das flores que eles manipularam, usando várias fontes de pólen. Uma vez que múltiplas plantas se desenvolvem a partir das sementes de uma polinização, os criadores começam por designar a planta com a origem (o grex), como por exemplo Oncidium Phyllis Hetfield x Oncidium Thelma Beaumont. Cada planta resultante deste cruzamento torna-se em um clone. Só a descendência com características benéficas (como por exemplo, nova cor e forma da flor) são mantidas e registadas, sendo depois oferecidas a outros criadores de orquídeas para apreciar. No exemplo já mencionado, o clone "Gypsy Beauty" é um resultado criado e registrado. Esta espécie oncidium é, potencialmente, cruzada com outras espécies oncidium ou grex para criar mais grexes. De acordo com o site Learn2Grow, esta é uma das razões por que existem mais de 100,000 grexes de orquídeas conhecidas. Ler a etiqueta de identificação de uma orquídea pode parecer confuso visto haver uma série de nomes. Segundo a Sociedade Americana de Orquídeas (American Orchid Society), estes nomes na etiqueta revelam a linhagem de produção da espécie oncidium.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível