Conhecimento

Como a osmose funciona?

Escrito por diana doherty | Traduzido por josciel sousa

Outras pessoas estão lendo

Como a osmose funciona?

A osmose é a principal forma pela qual a água é transportada para dentro e fora das células

Anna Cerova

O que é osmose?

A osmose é a difusão de água através de uma membrana plasmática (bicamada lipídica). Ela é uma forma de transporte ativo. As moléculas de água difundem através de uma membrana semipermeável, movendo das áreas como menor concentração de moléculas de água para áreas de maior concentração de moléculas de água. Essa é a principal forma pela qual a água é transportada para dentro e fora das células.

Hipotônico vs. hipertônico

As áreas com altas concentrações de moléculas de água são chamadas de hipertônicas. Uma solução hipotônica tem uma baixa concentração de substâncias dissolvidas. As áreas com baixas concentrações de moléculas de água são chamadas de hipertônica. Uma solução hipertônica tem uma alta concentração de substâncias dissolvidas. Durante a osmose, as moléculas de água migram naturalmente das áreas hipotônicas para as áreas hipertônicas. Esse processo iguala as concentrações de água e de substâncias dissolvidas.

Transporte ativo

Quando os íons e moléculas movem de áreas menos concentradas para áreas mais concentradas, isso é chamado de transporte ativo. O transporte ativo precisa de energia e da ajuda de proteínas para mover as substâncias contra o gradiente de concentração para dentro e fora da célula. O transporte ativo é basicamente o oposto de difusão simples.

Osmose no intestino delgado

O intestino delgado é um lugar onde a osmose está constantemente ocorrendo. Os líquidos que você bebe, assim como a saliva e outros líquidos, estão sempre sendo absorvidos e secretados no intestino delgado através da osmose. O sódio é quem estabelece o gradiente que a água enfrenta no intestino delgado.

Difusão facilitada

A difusão facilitada acelera a osmose mas não é um requisito para ela. Essa difusão ocorre quando proteínas transportadoras fazem poros aquosos pelos quais podem passar moléculas e íons. A célula pode abrir ou fechar esses poros dependendo de suas necessidades. Na osmose, uma membrana semi-permeável não permite que moléculas e íons ilimitados passem através dela, exceto moléculas de água sem limites. A difusão facilitada permite que mais moléculas e íons passem através da membrana semi-permeável do que pela osmose apenas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media