Como ouvir frequências de aeronaves

Escrito por ed wagner | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ouvir frequências de aeronaves
Escanear rádios permite que você monitore as comunicações de aeronaves (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Os rádios modernos de escuta torna uma ampla variedade de comunicações públicas um hobby fácil e agradável. A maioria dos rádios transmissores modernos pode receber a faixa de comunicação das aeronaves comerciais. Alguns podem receber a faixa de aviação militar também. A maioria do tráfico de rádio é de rotina, quando pilotos recebem instruções de controladores de voo, pedem permissão para mover a aeronave, ou recebem atualizações sobre o tempo. Um ouvinte raramente ouvirá um piloto declarar uma emergência, porém estes momentos tensos acontecem ocasionalmente.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Rádio de escuta capaz de receber frequências de 118 a 136 MHz (225 a 400 MHz para aeronaves militares)
  • Antena externa e cabo coaxial, se um alcance maior é preciso ou necessário
  • Guia de frequências

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Os rádios de aeronaves usam uma modulação de amplitude (AM) ao invés de modulação de frequência (FM). O AM é suscetível a barulhos da atmosfera, como explosões estáticas de tempestades. A vantagem do AM é que um ouvinte pode ouvir duas transmissões simultâneas na mesma frequência. Com a FM, apenas o sinal mais forte pode ser ouvido. Existe menos risco de mal entendidos nas informações passadas pela transmissão AM, o que é uma consideração de segurança no sobrecarregado espaço aéreo.

    As frequências de aeronaves usam comunicação simples, o que significa que os transmissores e receptores estão na mesma frequência. Entretanto, não é sempre possível escutar os dois lados da conversa, pois uma aeronave próxima a você pode estar se comunicando com uma estação no solo muito distante. Uma antena externa montada o mais alto possível melhorará a recepção de sinais fracos de transmissores distantes.

    Os rádios transmissores são programados para mudar de frequência em passos discretos. Na faixa de aeronaves, as estações estão a 25 KHz de diferença, então o rádio escaneia em passos de 25 KHz.

    As comunicações de aeronaves comerciais e privadas acontecem na faixa de 108 a 137 MHz. Os primeiros 10 MHz são usados para navegação ao invés de contatos por voz. Quase todos os rádios transmissores modernos recebem esta faixa de frequência.

    As aeronaves militares usam duas faixas. 136~144 MHz e 225~400 MHz. Elas podem ser AM ou FM. Alguns radiotransmissores receberão esta frequência, embora a maioria não consiga. Os entusiastas de rádios precisam de transmissores rápidos, com capacidade de 100 canais por segundo ou mais, para cobrir uma larga gama de frequências.

    Como ouvir frequências de aeronaves
    Vista de uma janela de cabina. Na altitude, o horizonte pode estar a 80 km de distância (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  2. 2

    Encontre um local conveniente para o radiotransmissor, um que não esteja direcionado à luz solar ou perto de uma fonte de calor. O superaquecimento é uma causa de falhas em equipamentos eletrônicos. Siga o manual do rádio para obter os passos de programação. Se houver crianças pequenas na casa, posicione o receptor fora do alcance delas, a não ser que você queira reprogramá-lo frequentemente.

    Se você instalar uma antena externa, monte-a o mais alto possível, talvez em um sótão ou telhado. Conecte um cabo coaxial da antena até a parte traseira do rádio. Lojas de eletrônicos oferecem esses cabos em comprimentos pré-cortados com os conectores já instalados.

    Como ouvir frequências de aeronaves
    Radiotransmissor de mão típico com uma antena de borracha (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. 3

    Uma forma de encontra frequências de aeroportos é através de um guia de rádio. Esses guias são encontrados em revendedores ou online.

    Aeroportos de grande porte utilizam o Serviço Automático de Informação Terminal (ATIS). Esta é uma emissão contínua que se atualiza frequentemente, fornecendo informações sobre clima, pista de pouso e taxiway, assim como as frequências para aproximação, partida e controle de voo.

Dicas & Advertências

  • Em um ambiente barulhento, fones leves tornam a transmissão mais fácil de se ouvir.
  • Se uma antena externa for usada, instale um pára-raios para proteger as pessoas e a propriedade. Certifique-se de que ela está em conformidade com os códigos locais. Nunca instale uma antena onde ela possa entrar em contato com uma linha de força.
  • A operação móvel de um radiotransmissor pode ser restrita ou ilegal em algumas áreas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível