Qual é o padrão de troca de marchas em uma motocicleta Suzuki?

Escrito por dennis mayer | Traduzido por moises albuquerque
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Qual é o padrão de troca de marchas em uma motocicleta Suzuki?
As motocicletas Suzuki, como todas as motocicletas, apresentam uma transmissão manual e sequencial (blue motorcycle image by Christopher Martin from Fotolia.com)

Como todas as motos, a linha de produção da Suzuki possui uma transmissão sequencial controlada por uma alavanca de mudança de marchas do lado esquerdo da moto. Os pilotos só podem deslocar para cima ou para baixo, uma marcha de cada vez. A primeira engrenagem está localizada mais abaixo na transmissão, com um ponto morto "entre" a primeira e a segunda, e assim, uma transmissão de cinco velocidades pode ser descrita como "uma para baixo e quatro para cima". A Suzuki fabrica, principalmente, motocicletas de cinco e seis velocidades.

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Operando a transmissão

O piloto controla a transmissão empurrando a alavanca de mudança de marchas para baixo ou levantando-a. A alavanca de câmbio fica no meio da amplitude de movimento dele, que deve levantá-la completamente para levar a transmissão a uma velocidade superior e empurrá-la completamente para baixo com o fim de levar a transmissão a uma velocidade mais baixa.

Os pilotos podem mudar múltiplas marchas de uma vez (por exemplo, mudando da quarta marcha para a primeira ou ponto morto quando chegar a um semáforo). No entanto, a alavanca de mudança de marchas deve ser liberada para regressar à sua posição de repouso antes de poder continuar mudando. O processo é quase instantâneo (como clicar em uma caneta para liberar e guardar a ponta), e caso haja uma parada brusca, o piloto pode facilmente passar a marcha, da mais alta da moto até a primeira marcha ou ponto morto, dentro de um segundo, simplesmente batendo e liberando a alavanca de mudança de marchas repetidamente.

Assim como ocorre com um carro que possui uma transmissão manual, o deslocamento de engrenagem funciona em conjunto com a embreagem, e é operado por uma alavanca no punho esquerdo do guidão. O piloto deve puxar a alavanca da embreagem antes de trocar as marchas e liberá-la antes de operar o acelerador (localizado no punho oposto do guidão).

Qual é o padrão de troca de marchas em uma motocicleta Suzuki?
Uma foto de perto do lado esquerdo do motor. A alavanca de mudança de marchas é um pequeno prego, redondo e visível, na parte inferior do centro da foto, à direita. (reflection of a sports motorcycle image by terex from Fotolia.com)

Ponto morto e "entre" marchas

Na transmissão sequencial, o ponto morto está localizado entre a primeira e a segunda marchas, uma localização natural, pois normalmente é usado somente quando a moto está parada, e um piloto nunca tentará começar a mover-se a partir do repouso em outra marcha que não seja a primeira. Como dito acima, levantando ou pressionando completamente até parte superior ou inferior do alcance de movimento da alavanca, a transmissão avançará para uma velocidade superior. Quando mudar da primeira marcha ou para baixo, a partir da segunda marcha, mova a alavanca de mudança de marchas para a metade da amplitude de movimento dela para "liberar" a transmissão e colocá-la em ponto morto.

Para motociclistas iniciantes, encontrar esse tipo de "meio" pode ser um desafio até que desenvolvam um tato para a transmissão.

Embora poucas motocicletas da Suzuki possuam indicadores de marcha no painel, todas possuem uma luz de aviso que acende quando a moto está em ponto morto, alertando ao piloto que a embreagem pode ser liberada com segurança. (Este indicador é padrão em praticamente todas as motocicletas.)

Qual é o padrão de troca de marchas em uma motocicleta Suzuki?
O tacômetro de uma motocicleta com um indicador de ponto morto (drehzahlmesser image by Tubeless from Fotolia.com)

Padrão de moto esportiva

Motos esportivas da Suzuki (incluindo a GS500, a SV650, a linha GSX e a Hayabusa) são motos de seis velocidades, de modo que o padrão de mudança de marchas é:

6 = 5 = 4 = 3 = 2 = N = 1

Padrão de marcha cruiser

Independente do tamanho do motor, todas as motos da série Boulevard da Suzuki, de motos estilo "cruiser", possuem transmissões sequenciais de cinco velocidades, com o seguinte padrão de mudança de marchas:

5 = 4 = 3 = 2 = N = 1

Outras motos

Até as motos Suzuki que não se encaixam no padrão de cinco ou seis marchas empregam uma transmissão sequencial similar.

Por exemplo, a motocicleta DR-Z70 67cc, que possui uma transmissão de três velocidades, tem o seguinte padrão de mudança de marchas:

3 = 2 = N = 1

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