×
Loading ...

Os painéis solares podem absorver luz artificial?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os painéis solares transformam a energia sob a forma de radiação eletromagnética em energia elétrica que você pode usar em sua casa ou empresa. Eles podem usar luz artificial, mas não faz muito sentido usá-los para isso.

Os painéis solares podem usar luz natural ou artificial (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Função

Quando uma célula solar absorve a luz, os elétrons ficam animados em níveis mais elevados de energia, se soltando dos átomos que antes faziam ligação. Esses elétrons liberados agora podem fluir através do material e agir como transportadores de carga para uma corrente elétrica. Os materiais utilizados em células solares absorvem alguns comprimentos de onda de luz mais eficientemente do que outros.

Loading...

Tipos

A fonte da luz absorvida por um painel solar não faz diferença para o seu funcionamento. Você mesmo pode verificar isso com um experimento simples: leve uma calculadora de energia solar para o sol, depois volte para dentro sob luz artificial. Você perceberá que ela funciona tão bem em qualquer um dos ambientes. Em última análise, o que importa não é a fonte da luz, mas o espectro que ela abrange — quais comprimentos de onda são emitidos pela fonte de luz e se eles correspondem aos comprimentos de onda absorvidos mais eficientemente pela célula solar.

Considerações

Embora os painéis solares possam usar luz artificial, não faz muito sentido instalá-los sob uma fonte de luz artificial. O propósito de um painel solar é converter uma forma de energia que é gratuita e não útil como eletricidade na sua forma atual (luz solar) para uma forma útil (eletricidade). Se você usar uma fonte de luz artificial, estará extraindo energia sob a forma de eletricidade, convertendo-a em luz com sua lâmpada e, em seguida, convertendo de volta para eletricidade com seu painel solar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...