O papel do assistente social no aconselhamento familiar

Escrito por iris waichler | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O papel do assistente social no aconselhamento familiar
Às vezes, as famílias precisam de ajuda para se comunicar

Todas as famílias passam por conflitos. Para algumas, esses conflitos se intensificam e não são resolvidos. Eles podem afetar a forma como os membros da família agem em casa, no trabalho, na escola e nas suas relações do dia-a-dia. Os serviços de um assistente social experiente podem ajudar as famílias a discutir e lidar com o conflito de formas saudáveis.

Outras pessoas estão lendo

O objetivo do aconselhamento familiar

O objetivo do aconselhamento familiar é ajudar as famílias a criar uma atmosfera acolhedora, na qual os integrantes possam se comunicar e apoiar uns aos outros em tempos de conflito. Um conflito pode ter muitas causas, incluindo relacionamentos difíceis, uso de drogas, problemas de comportamento e preocupações financeiras ou com o trabalho. Ele pode surgir entre pais e filhos ou também pode ocorrer no casamento.

O papel do assistente social no aconselhamento familiar
Existem muitas fontes de conflito entre os membros de uma família

Qualificações do assistente social

Quando você busca aconselhamento familiar, você quer ter um terapeuta devidamente treinado. Um assistente social clínico licenciado deve ter concluído a faculdade em nível de graduação. Eles também devem ter concluído um programa de formação de assistentes sociais. Essa formação inclui trabalhos realizados e um estágio em um cenário como um centro de aconselhamento, onde são supervisionados e treinados por um profissional experiente. Um mestrado em assistência social é o nível de pós-graduação. Os assistentes sociais devem passar por um exame escrito para se tornarem licenciados. Existem especialidades em assistência social, portanto, você deve preferir alguém que tenha formação específica em terapia conjugal e familiar.

O papel do assistente social no aconselhamento familiar
Todos os membros da família podem participar do aconselhamento

O Papel do assistente social

Um assistente social treinado em terapia familiar tem um conjunto de habilidades especiais. Seu objetivo é ser um guia imparcial para os membros da família e ajudá-los a compreender seus relacionamentos e os papéis que desempenham na família. A dinâmica familiar, ou seja, o modo como os membros se relacionam entre si, será cuidadosamente analisada. Foca-se também em padrões de comunicação e comportamento entre os integrantes. O assistente social trabalhará com a família para estabelecer padrões saudáveis ​​de comunicação, formas apropriadas de expressar frustração e raiva e a demarcação de limites.

O papel do assistente social no aconselhamento familiar
Algumas famílias precisam de ajuda para aprender a desfrutarem novamente de sua união

Tipos de terapia

As famílias buscam a terapia familiar porque o comportamento de certos integrantes criou tanto conflito entre elas que não podem mais viver de uma maneira funcional todos os dias. Os assistentes sociais têm um treinamento especial com base em filosofias diferentes sobre o que causa essa disfunção nas famílias. Alguns tipos de terapia familiar são de curto prazo e com um objetivo específico; outros tipos são de longo prazo. Pode haver momentos em que todos os membros são convidados a participar da terapia e momentos em que apenas alguns integrantes são chamados. O assistente social toma essas decisões conforme o processo terapêutico se desenvolve.

O papel do assistente social no aconselhamento familiar
Encontre um assistente social com o qual você se sinta confortável

A escolha certa

Quando procura um assistente social para trabalhar com sua família, você deseja encontrar alguém com quem se sinta confortável e em quem possa confiar; alguém que lhe pareça ter a experiência necessária para ajudá-lo a resolver os problemas que o levaram a buscar ajuda. Submeter-se à terapia familiar é uma experiência poderosa que pode resultar em uma família disfuncional transformada em uma família unida que consegue enfrentar os desafios da vida. Isso requer um compromisso sério de todos os integrantes para trabalharem como uma equipe com o assistente social. O resultado final poderá mudar a vida de todos os participantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível