Quem são os parentes da tatuíra?

Escrito por arlene mckanic | Traduzido por anderson gandor
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quem são os parentes da tatuíra?
A tatuíra é um crustáceo, apesar de viver na terra (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A tatuíra é um tipo inusitado de crustáceo, que vive em terra. São considerados crustáceos porque seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdômen. Possuem um exoesqueleto quitinoso, um par de olhos compostos, cinco pares de apêndices e respiram através de brânquias ou da pele. A excreção é realizada através de glândulas maxilares ou glândulas verdes e existe um estágio larval em seu desenvolvimento. A tatuíra compartilha esses traços com diversos outros crustáceos.

Outras pessoas estão lendo

Cladocera

As pulgas-de-água são membros da ordem Cladocera. Elas são pequenos crustáceos comuns que crescem de 0,2 mm a 6 mm e possuem uma carapaça que abre desde a frente até a parte de trás. Ela é cristalina, o que permite a visualização de seus órgãos internos. Elas possuem antenas para percepção e natação, e um olho primitivo chamado de ocelo. A fêmea possui uma câmara de criação para carregar os ovos, entre a parede corporal e a parte superior da carapaça. Elas reproduzem-se tanto sexualmente quanto por partenogênese, onde o esperma não é necessário. As pulgas-de-água alimentam-se de algas, detritos e bactérias, e é comum utilizá-las na limpeza de proliferações de algas de tanques de peixes.

Euphausia

Krills são crustáceos semelhantes ao camarão. São encontrados em grandes cardumes, especialmente na Antártica, e são o alimento básico da baleia azul. Podem ser encontrados até 10 mil krills por metro cúbico de água. Eles crescem de 0,8 a 7 cm, e o maior krill pode ter até 14 cm. São bioluminescentes e a luz que emitem pode ajudá-los a reunirem-se. Existem duas espécies, a Entheuphausia amblyops pode ser encontrada na parte mais sul do Atlântico Norte, a pelo menos 1 km de profundidade, e a Euphausia superba é achada na Antártica, a uma profundidade de 100 m ou menos. Ambas são filtradoras e alimentam-se de plâncton. Durante a noite o krill sobe até a superfície e retorna ao fundo durante o dia. Eles põe mais de 8 mil ovos a cada ninhada, durante a primavera, e podem desovar diversas vezes durante a estação.

Paguroidea

O caranguejo-eremitão pertence a essa família. Ele é um crustáceo como a tatuíra, só que não possui uma carapaça dura, e por isso procura as conchas de outros animais para se proteger, especialmente as conchas de búzios. A medida que cresce, ele precisa encontrar outra concha. O caranguejo-eremitão possui 10 pernas articuladas. As duas pernas da frente são modificadas em formato de pinça e as duas traseiras são pequenas. Eles possuem antenas, dois olhos nas extremidades de hastes e um abdômen mole que precisa ser mantido dentro de conchas. São onívoros e necrófagos.

Homarus

Duas espécies de lagostas pertencem ao gênero Homarus. A lagosta americana pode ser encontrada desde as províncias marítimas canadenses até a Carolina do Norte mas é mais abundante no Maine. A lagosta europeia é colhida na França, Alemanha, Dinamarca, Suécia e Noruega. Elas são bastante similares, com pequenas diferenças de morfologia. A lagosta americana possui mais força em suas garras e pode crescer mais de 90 cm e pesar mais de 18 kg, mas a maior parte possui um tamanho menor. A fêmea está preparada para a procriação quando chega aos 5 anos e põe os ovos entre um mês e dois anos. Ela fertiliza-os com esperma armazenado. Quanto maior, mais ovos ela produz, e carrega-os embaixo da cauda por cerca de 10 a 11 meses antes de chocarem.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível