×
Loading ...

Partes de uma orquídea

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As orquídeas podem ser divididas em duas partes principais. O caule e o sistema de raízes compõem a parte inferior da planta e, embora não sejam tão exuberantes quanto a flor, são essenciais. A flor de uma orquídea é conhecida como a inflorescência, que contém sépalas, pétalas e o sistema reprodutor da planta.

As orquídeas são belas flores com partes distintivas (orchid image by Earl Robbins from Fotolia.com)

Raízes

As raízes de uma orquídea têm diversas funções. Algumas dessas plantas são epífitas, ou seja, utilizam suas raízes para se prender a outra planta ou superfície. Localizam-se, nesse órgão, pequenos rizomas que ajudam as raízes principais a absorver minerais e água. Elas também contêm pseudobulbos, que são caules grossos que absorvem e armazenam água.

Loading...

Caule e pedúnculo

O caule e o pedúnculo conectam as flores e as folhas à raiz de uma orquídea. Os caules podem ser frágeis ou robustos dependendo da espécie da planta. Dentro deles há pequenas passagens internas chamadas de nervuras, que transportam água e nutrientes entre as raízes e as folhas ou flores. O pedúnculo é semelhante ao caule e carrega os brotos e flores de uma orquídea. Ele pode produzir uma única flor ou um conjunto delas.

Folhas

As folhas crescem a partir do caule de uma orquídea e servem como um medidor da saúde da planta. Uma orquídea saudável terá folhas verdes, brilhantes, lisas e firmes. Caso elas estejam escuras, a planta provavelmente não está recebendo luz solar suficiente. As orquídeas também podem ter brácteas, folhas modificadas e coloridas que crescem em torno das flores ou dos caules.

Flor

A flor de uma orquídea tem cinco ou seis "pétalas". Na verdade, apenas as três da parte de dentro são efetivamente pétalas. As outras duas ou três são conhecidas como sépalas. A sépala superior é a dorsal, enquanto as outras duas são as laterais. Quanto às três pétalas, a inferior é chamada de labelo, que costuma ter um formato curvo e cor mais brilhante do que as demais. Essas diferenças são utilizadas para atrair insetos que polinizarão a planta.

Órgãos reprodutores

A coluna é o órgão sexual conjunto encontro sobre o labelo da orquídea. Ela contém tanto as partes masculinas quanto as femininas. Dentro da coluna encontram-se a antera, que carrega o pólen, e o gineceu, que o recebe e carrega as sementes.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...