Mais
×

Peixes de água salgada que são comestíveis

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria dos peixes que comemos vêm do mar e são chamados de peixes de água salgada, havendo centenas de variedades dentre eles, mas nem todos são comestíveis. Alguns são comestíveis, mas não muito saborosos e, ainda, outros compõem uma imensa lista de deliciosos peixes de água salgada que decoram as mesas dos amantes de frutos do mar em todo o mundo.

Peixe com batatas fritas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Salmão

O salmão é um peixe grande, geralmente encontrado em águas mais frias. Sua carne é de uma cor rosada inconfundível e ele está entre os mais caros peixes comestíveis de água salgada. O salmão é muito utilizado na culinária japonesa e é comido cru em pratos japoneses como o sashimi, sendo um peixe muito rico em ácidos graxos e ômega-3 — óleo essencial ao organismo humano.

Nigiri sushi de salmão (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Atum

O atum é consumido no mundo inteiro em latas de conserva mas, para se preparar um bom sashimi, o atum (normalmente de coloração vermelha escura) sai muito caro. Como o salmão, ele é comido cru na culinária japonesa. De acordo com o site "Belly Bytes", um cidadão comum dos EUA come mais de um quilo de atum por ano.

Sashimi de atum (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Anchova

As anchovas são peixes pequenos, tradicionalmente consumidos salgados ou conservados em óleo. Elas se originam da Espanha, mas hoje são mais conhecidas como uma cobertura de pizza muito apreciada por alguns e detestada por outros.

Anchovas em uma travessa (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Sardinha

As sardinhas costumam ser enlatadas antes do consumo, e seus ossos também são comestíveis e uma fonte rica em cálcio. Na Grécia, na Espanha e em outros países mediterrâneos, as sardinhas são consumidas frescas — fritas ou assadas com alho e ervas.

Lata de sardinhas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vermelho

O vermelho é um peixe de tamanho médio que tem uma pele de distinta coloração vermelha, apesar de a carne ser branca. A carne também é firme, ideal para assar, cozinhar ou fazer ensopados.

Filé de vermelho (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Peixe-espada

Peixes-espada são imensos peixes de água salgada e muitos pesam mais de 450 quilos. Normalmente, são consumidos na forma de filés de peixe, e a carne é muito firme e ótima para ser grelhada.

Peixe-espada grelhado (Comstock/Comstock/Getty Images)

Garoupa

As garoupas são peixes maiores, pesando até 12 quilos, de acordo com o "Belly Bytes". A pele da garoupa é extremamente resistente e coriácea e, por isso, deve ser removida antes do consumo. Devido à firmeza da carne de garoupa, ela pode ser utilizada com sucesso em praticamente qualquer método de cozimento.

Garoupa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Bacalhau

Um peixe relativamente pequeno, encontrado tanto no oceano Atlântico quanto no Pacífico e perfeito para assar ou preparar um filé, o bacalhau tem uma textura firme, com um sabor ligeiramente oleoso.

Filé de bacalhau (Alexandra Grablewski/Lifesize/Getty Images)

Merluza

A merluza tem um sabor muito suave e, quando cozida, o gosto é bastante incomum — ela é popularmente servida com batatas fritas.

Peixe com batatas fritas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article