O que fazer por um peixinho-dourado doente?

Escrito por ticara gailliard | Traduzido por raquel l. pontes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer por um peixinho-dourado doente?
Cuide de seu peixinho-dourado doente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Se você notar que seu peixinho-dourado está se comportando de maneira diferente do normal ou que parece doente, as chances podem ser de que ele realmente esteja mal. Pode ser difícil diagnosticar um peixe doente se você não tem muita experiência com isso, mas muitas vezes, se seu peixe estiver doente e você perceber cedo o bastante, é possível curá-lo.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Para tratar seu peixe, você deve ter certeza de que ele está realmente doente. Se ele estiver doente, ficará mais apático que o usual. Você pode notar uma mudança na cor ou, no caso de apodrecimento das barbatanas, elas poderão parecer que estão se deteriorando. Se as escamas do peixinho-dourado estiverem levantadas ou parecer que há um crescimento desordenado nelas, isso pode ser um sinal de que ele está doente. Ele pode parar de comer ou começar a ficar apenas no fundo ou cantos do aquário. Se você notar qualquer um desses sinais, ou uma combinação deles, é melhor tentar começar a tratar a doença antes que ela piore.

Tratamentos

Um dos primeiros passos no tratamento de um peixinho-dourado doente é mudar a água no tanque e limpar o filtro. Doenças podem atingir seu peixe quando a água não está limpa ou quando não há oxigênio suficiente por causa de um filtro sujo. Se seu peixinho-dourado divide o tanque com outras espécies, isole-o e limpe cuidadosamente o aquário. Certifique-se de que a água para a substituição seja completamente declorada. Limpe bem o filtro antes de trocá-lo. Deixe a água circular pelo tanque por algumas horas, idealmente de um dia para o outro, para deixá-la novamente em um estado aceitável para seu peixe. Se ainda não há oxigênio suficiente, você pode comprar separadamente um aparado para aumentar a quantidade dele.

Se você está alimentando o peixe mais de uma vez por dia, mude para apenas uma. Deixe-o saudável novamente e então retorne para a rotina normal. Acrescente sal de aquário ao tanque para criar um ambiente em que é menos provável que bactérias e fungos se desenvolvam. O sal também irá reduzir o nível de estresse de seu peixe, o que é benéfico para o processo de cura. Para continuar a tratar a doença de seu peixe, acrescente um condicionador de água ou declorador. Isso irá proteger contra infecções por fungos e bactérias e reduzir o estresse do peixe. Gotas para tratamento de doenças também estão disponíveis.

Prevenir o reaparecimento

Seja diligente sobre a troca de água do seu peixe. Água suja é prejudicial a ele. Trate a água com um declorador antes de colocá-lo no tanque. Limpe os filtros com frequência e garanta que o oxigênio esteja alcançando a água. Se seu peixe divide o aquário, certifique-se de que ele não está muito cheio. Limpe os cascalhos no fundo de tempos em tempos também. Lave o cascalho quando estiver trocando a água e limpando o tanque, ou use um sifão. Praticando uma boa manutenção de tanques, as chances de seu peixe ficar doente são minimizadas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível