×
Loading ...

Como remover excesso de ferro de aquários

Atualizado em 17 abril, 2017

Quer você tenha um aquário por lazer, hobby ou profissão, o tanque mais saudável para os peixes lhes dará o ambiente mais natural possível. A manutenção regular de aquários pequenos e grandes exige trocas de água, geralmente acrescentando 10% a 30% de água fresca. "Essas trocas de água removem nutrientes em excesso, tais como os nitratos e fosfatos, e reintroduzem novos, tais como o ferro, que são necessários. Seus peixes também apreciarão a água limpa", explica Richard T. Pon, da Sociedade de Aquários Calgary.

Instruções

Mantenha seu aquário saudável para os peixes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Instruções

  1. Determine as possíveis fontes do excesso de ferro nos seus aquários. Ele está vindo da fonte original da água? Algumas torneiras liberam água com pouco ou nenhum ferro, enquanto outras fontes o têm em abundância. Recolha uma amostra da água e leve-a para um local onde ela possa ser testada, ou use um kit para testes. Verifique a parte interna do tanque do banheiro quanto a algas de coloração verde avermelhada ou manchas de ferrugem; isso é um sinal de altas quantidades de ferro na sua fonte de água.

    Loading...
  2. Troque a água do aquário usando água engarrafada ou de torneira — não destilada — que não contenha cloro ou cloramina. Se ela tiver cloro, deixe-a descansar em um recipiente aberto por 48 horas antes de misturá-la no tanque. Se tiver cloramina, compre e use o produto correto em uma loja de aquários para tratá-la. Troque 10% a 30% da água, entre uma vez por semana e uma vez por mês, dependendo do número de peixes e do tamanho do aquário. Um tanque com 190 L e dois peixes-anjos pode ter a água trocada ou ser limpo com menos frequência que um tanque do mesmo tamanho com vários peixes pequenos.

  3. Adicione plantas de aquário vivas no seu tanque para consumir o excesso de ferro e restaurar os níveis saudáveis para os peixes e plantas. Procure por variedades saudáveis, resistentes e de crescimento rápido. Peça recomendações em uma loja de suprimentos para aquários. Existem algumas variedades sensíveis aos níveis de ferro e que vão amarelar levemente quando tais níveis caírem muito abaixo do nível ideal para o crescimento das plantas. Porém, o ferro que for "baixo" para o crescimento aprimorado é saudável para peixes sensíveis ao elemento.

  4. Instale um sistema de filtração que faça ciclos na água por meio de um carvão e um poli-filtro. O carvão ativado removerá as moléculas orgânicas dissolvidas e o poli-filtro filtrará o acúmulo de resíduos orgânicos e inorgânicos. Esses sistemas melhoram a qualidade e a claridade da água do aquário.

Loading...

Dicas

  • Lembre-se de que a presença de algumas algas é saudável e alguns peixes as consomem. Eles podem ser introduzidos em um aquário para controlar o crescimento desses vegetais.
  • Usar plantas resistentes ao ferro pode ser uma alternativa natural às amostras de água corrente para testes de qualidade e kits de testes.

Aviso

  • Não tente corrigir a água ou o pH muito rápido, pois isso pode fazer com que alguns peixes entrem em choque.
  • Não presuma que o ferro seja sempre a causa para o surgimento de algas. Fosfatos, iluminação inadequada e muitos outros elementos controláveis podem ser os culpados pelas algas em excesso ou pelo surgimento destas.

O que você precisa

  • Amostra da fonte de água limpa
  • Amostra da fonte de água no aquário
  • Kit para teste de água
  • Água engarrafada
  • Plantas para aquário
  • Sistema de filtração de água
  • Carvão ativado
  • Poli-filtro

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...