Mais
×

O que a pena de um pavão simboliza?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pavões são aves extremamente simbólicas, fazendo com com que suas penas também o sejam. O significado exato costuma depender da cultura e do contexto no qual as penas aparecem.

Penas de pavão simbolizam coisas diferentes em culturas diferentes. (peacock image by timur1970 from Fotolia.com)

Generalidades Negativas

Pavões frequentemente são considerados aves vaidosas e tolas, e sua presença simboliza decadência indulgente. Suas penas, consequentemente, são muitas vezes consideradas símbolos de vaidade e de excesso báquico.

Generalidades Positivas

Penas de pavão representam orgulho e, por extensão, nobreza e glória. Essas aves também são conhecidas por comer plantas venenosas e não apresentar quaisquer problemas, fazendo com que suas penas simbolizem incorruptibilidade e imortalidade.

Significados na Grécia Antiga

Na Grécia Antiga, o pavão era a ave padroeira da deusa Hera. De acordo com o mito, ela colocava "olhos" nas penas dos pavões, simbolizando o conhecimento de quem tudo vê e a sabedoria dos céus.

Significados Hindus

A mitologia Hindu associa o pavão à deusa Lakshmi. As penas, sendo assim, representam suas qualidades: bondade, paciência e boa sorte.

Significados Budistas

Budistas associam penas de pavão com abertura, pois estas aves exibem tudo ao abrirem suas caudas. Os budistas também atribuem enorme significância ao fato dessa ave se alimentar de plantas venenosas, representando a habilidade de crescer face ao sofrimento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article