Por que as penas são importantes para as aves?

Escrito por christien aguinaldo | Traduzido por carlos medeiros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as penas são importantes para as aves?
As penas ajudam pássaros a voar, mantêm eles aquecidos e são usadas para atrair um parceiro em potencial (David De Lossy/Valueline/Getty Images)

As penas são um dos aspectos mais característicos das aves. O recurso básico de qualquer uma delas é realçado pela sua plumagem. Elas podem vir em diferentes formas, mas nenhum pássaro é desprovido desta parte essencial do corpo. A maioria das aves é semelhante no que diz respeito à estrutura delas. Entretanto, com o objetivo de adaptar-se ao ambiente, a natureza tem proporcionado pássaros de diferentes espécies, cada qual com certas modificações na composição desta parte do corpo. As águias utilizam suas penas para voar em grandes altitudes; enquanto as do mergulhão facilitam sua locomoção na água.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de Penas

As aves são agraciadas com um variado tipo de plumas, cada uma com sua própria função distinta. As penas de contorno cobrem o corpo do pássaro, protegendo-os contra o frio e infiltração da água. As que estão presentes nas asas e rabo dos mesmos são conhecidas como penas de voo. Fiel ao seu nome, elas auxiliam no voo. As semi plumas estão posicionadas entre as penas de contorno. Elas ajudam a apoiar as asas e também auxiliam em isolar o corpo do pássaro. Estes animais também tem outro conjunto de penas conhecidas como penas de baixo, que auxiliam no aprisionamento do ar, desse modo, ajudando no isolamento. As filoplumas estão localizadas ao redor do bico e dos olhos, elas servem para proteção, enquanto as do redor do bico ajudam a empurrar insetos em direção à boca. Em alguns pássaros, como o pica-pau, pelos estão presentes em volta das narinas para prevenir que pequenos pedaços de madeira entrem nelas.

Assistência no voo

Não haveria aves voando no céu sem a existência da plumagem. As penas de voo estão principalmente envolvidas nesta função. A estrutura delas mostram pequenas palhetas nos lados e longas palhetas na parte de trás, que, por sua vez, auxiliam na geração de aerofólio juntamente com as asas. O movimento rápido do ar através delas é responsável por fornecer o ascensor essencial para o pássaro. Além de facilitar o voo, as penas de voo também desempenham um papel vital na estabilidade do mesmo, como na direção e no freio.

Aprisionamento do calor do corpo

As penas são essenciais para as aves no que se refere em ajudá-las a adaptar-se ao seu habitat, fazendo assim com que sobrevivam facilmente. Além de auxiliar no voo, o isolamento é outro papel fundamental realizado por elas. As pequenas e bem posicionadas penas dos pinguins aprisionam o calor do corpo, e assim eles são capazes de sobreviver nas águas e climas congelantes.

Á prova d'água

As plumas do lado de fora do corpo retêm a entrada de água, mantendo a ave seca. Alisa é outra atividade que é responsável em manter as penas dos pássaros secos. Uma glândula produtora de óleo, posicionada abaixo do rabo do pássaro, fornece a quantidade de óleo para mantê-los à prova d'água. Este óleo é facilmente espalhado sobre a plumagem com a ajuda de seus bicos. O pó, gerado pelas penas de baixo dos pombos e garças, também tem a mesma finalidade.

Acasalamento e autodefesa

Assim como no caso do pavão, as aves são conhecidas por utilizar a beleza de suas plumas para atrair um parceiro em potencial para copular. Por outro lado, pássaros como lagópodes, têm a habilidade de alterar a coloração de suas penas em coordenação com o ambiente que funciona como uma camuflagem para proteger contra presa.

Por que as penas são importantes para as aves?
As aves usam as penas para acasalar e para auto-defesa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível