Perda rápida de peso em adolescentes

Escrito por mary rose | Traduzido por julio vizo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Perda rápida de peso em adolescentes
A mídia explora o fato de que a sociedade está mais gorda do que nunca (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

A mídia explora o fato de que a sociedade está mais gorda do que nunca. Os adolescentes estão sendo pressionados pelos pais, escola, treinadores e até mesmo pelos meios de comunicação para perder peso e viver de forma saudável. O que devemos saber é que nem toda perda de peso é boa. A perda repentina em adolescentes pode ser alarmante e deve ser combatida imediatamente.

Outras pessoas estão lendo

Depressão

Os adolescentes podem ficar deprimidos com coisas que parecem triviais para um adulto, como ir mal em um teste ou discutir com seu melhor amigo. Se seu filho adolescente começar a perder peso rapidamente, pergunte sobre suas atividades diárias. Ele pode estar tendo problemas em sala de aula ou com os seus amigos. Incentive-o a falar sobre seus problemas com você ou outro adulto de sua confiança. Se ele continuar a perder peso e apresentar outros sinais de depressão, marque uma consulta com o seu médico imediatamente.

Estresse

O estresse também pode fazer os adolescentes perderem peso de repente. Ele pode vir da escola, pais, amigos ou até mesmo do trabalho. Os jovens que estão envolvidos em esportes ou atividades extras após a escola podem ficar estressados pela falta de tempo para fazer sua lição de casa. Eles podem esquecer de comer, por estarem focados em passarem de ano ou permanecerem na equipe. Dê ao jovem algum tempo para relaxar de vez em quando, mesmo que isso signifique ter que abandonar uma atividade.

Álcool e drogas

Os adolescentes que abusam de álcool ou drogas podem começar a perder peso. Certas drogas agem como inibidores de apetite e podem fazer com que os jovens pulem refeições. Isto representa um grande problemas de saúde e deve ser tratado com o seu filho imediatamente. Estabeleça regras e limites, se já não os tiver. Converse com seu filho e explique que tipo de comportamento é aceitável e inaceitável. Faça-o conhecer as consequências do abuso de álcool e drogas. Visite um centro de tratamento e coloque-o para conversar com um conselheiro.

Desordens alimentares

A anorexia tornou-se moda entre os adolescentes. As meninas não são as únicas que podem ter distúrbios alimentares. Os meninos que se sentem pressionados a emagrecerem também podem ser vítimas deste distúrbio, como uma forma desesperada de perder peso. Os transtornos alimentares nem sempre estão relacionados com a magreza. O jovens podem sentir que não têm o controle de suas vidas e que a única coisa que podem controlar é o seu peso. Adolescentes que apresentam rápida queda de peso e parecem nunca se interessarem por um refeição podem ter um transtorno alimentar. Eles podem ficar obcecados pela quantidade de calorias dos alimentos ou pela quantidade de exercícios necessários para se livrar das calorias já ingeridas. Os transtornos alimentares podem ser mortais para estes jovens. A falta de alimentação pode sobrecarregar órgãos vitais e levá-los a pararem de funcionar.

Hipertireodismo

O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz muita tiroxina. Os adolescentes que perdem peso rapidamente, mas têm aparência saudável, devem ter seus níveis da tireoide verificados por um médico. Outros sintomas do hipertireoidismo incluem batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, sudorese, nervosismo ou irritabilidade. O hipertiroidismo pode ser tratado na maior parte dos casos com medicamentos. Cirurgia, ou remoção da glândula é por vezes necessária. A condição pode ser grave se não tratada, mas a maioria das pessoas se recupera muito bem com o tratamento.

Câncer

O câncer é uma doença que pode impedir que o corpo absorva nutrientes. Os adolescentes que perdem peso rapidamente, mas comem normalmente e têm um estilo de vida saudável devem fazer um exame completo. Uma súbita perda de peso por si só não significa que o adolescente tenha câncer; outros sinais são fadiga, feridas ou úlceras que não saram, uma dor inexplicável ou caroços em qualquer área do corpo. Leve seu filho para fazer exames anuais regulares para que quaisquer problemas de saúde possam ser resolvidos em tempo hábil.

Comportamento manipulador

Ninguém quer pensar que seu filho possa ser um manipulador. No entanto, alguns adolescentes levam os pais a acreditarem que estão fazendo alguma coisa para prejudicá-los, quando na verdade, eles não estão. Um adolescente que perde peso para manipular pode estar querendo a atenção dos colegas ou pais. Ele poderá fazer você pensar que ele tem um distúrbio alimentar ou esteja bebendo álcool de modo a atrair a sua atenção e desviá-lo de seu trabalho, família ou até mesmo de seus irmãos. Incentive o seu filho a se comunicar com você abertamente. Deixe que ele saiba que, se não se sentir confortável com você, poderá conversar com um conselheiro da escola ou um membro confiável da família. Avalie a dinâmica de sua família e veja o que podem fazer juntos para ter uma comunicação aberta. Certifique-se de que cada membro se sinta valorizado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível