Perigos para a saúde causados por pulseiras rastreadoras por GPS

Escrito por frankie smith | Traduzido por thiago andre scarani
Perigos para a saúde causados por pulseiras rastreadoras por GPS

Os satélites GPS fazem a navegação e rastreamento ser mais precisa e imediata

Comstock/Comstock/Getty Images

O sistema de posicionamento global (GPS, Global Positioning System) é um sistema de navegação que usa satélites para ajudar as pessoas a determinar sua posição atual e traçar rotas para seus destinos. O departamento de defesa dos EUA (DOD) desenvolveu originalmente este sistema para fins militares. Ele se tornou mais popular com o passar o tempo, e é atualmente usado em vários objetos, como celulares, pulseiras, relógios, sistemas portáteis e veículos. As pulseiras com GPS são usadas para vários propósitos, desde rastreamento médico até o criminal.

Outras pessoas estão lendo

História do GPS

O GPS desenvolvido pelo DOD usava, originalmente, 21 satélites. Segundo dados de 2009, há mais de 30 satélites, que circulam a terra a uma distância de cerca de 20.200 km. O nome correto do sistema é Sistema de Navegação para Temporização e Determinação de Alcance (NAVSTAR, Navigation System for Timing and Ranging). Os amantes de GPS devem ao Sputnik (o primeiro satélite soviético, que foi lançado em 1957) um obrigado. Os cientistas americanos perceberam que a órbita do satélite soviético podia ser rastreada ao detectar mudanças em sua frequência de rádio.

Como o GPS funciona

Os sistemas de posicionamento global funcionam através da comunicação com os satélites GPS. Eles circulam a Terra duas vezes por dia em uma orbita específica, enquanto transmitem sinais de posicionamento, que são recebidos pelos receptores GPS, que podem ficar na terra, na atmosfera ou em órbita baixa. Eles podem ser comprados separadamente, ou estar embutidos em outros eletrônicos, como celulares. Porém, podem ser usados por todos, sem custo adicional.

Perigos à saúde

Os perigos à saúde a longo prazo por usar dispositivos que enviam e recebem sinais ainda são desconhecidos. Como estes objetos, como receptores pessoais de GPS, celulares e outros dispositivos manuais dependem das frequências transmitidas pelos satélites para funcionar, há algumas preocupações de que possam aumentar o risco de câncer, defeitos em recém-nascidos e / ou problemas reprodutivos. É preciso fazer pesquisas de longo prazo em crianças e adultos para confirmar ou negar estes medos.

Proposição 65

Na Califórnia, a proposição 65 requer que o governador mantenha uma lista de todos os produtos químicos danosos que têm o potencial conhecido de causar câncer, defeitos de nascimento e outros problemas reprodutivos. Também requer que as empresas com mais de 11 empregados ofereçam um aviso claro e razoável antes de expô-los a um desses químicos. Os dispositivos GPS da Garmin carregam este aviso. O site da Garmin explica que ela utiliza este rótulo pois sabe que um ou mais dos produtos está presente, apesar de não ter avaliado o nível de exposição. Ele diz que a exposição pode estar abaixo do nível de preocupação da proposição 65, ou pode até ser zero. Assim sendo, há uma preocupação, que ainda precisa ser verificada, de que as tecnologias de GPS podem expor os usuários a um maior risco de câncer.

Benefícios para a saúde

As pulseiras com GPS oferecem uma série de benefícios para a saúde que podem reduzir o risco de indivíduos com demência, especificamente com doença de Alzheimer, que costumam sair de suas casas e se perder. As empresas de tecnologia de saúde estão atualmente vendendo pulseiras que ajudam os familiares a localizar seus amados perdidos. Assim, pode-se evitar que indivíduos vulneráveis morram ao se perder.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media