É perigoso cortar concreto com uma serra de corte seco?

Escrito por shane grey | Traduzido por rodrigo leite
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
É perigoso cortar concreto com uma serra de corte seco?
Serras circulares alimentadas a gás e operadas a seco criam cortes profundos em materiais de alvenaria (Rainer Elstermann/Lifesize/Getty Images)

Profissionais de construção realizam regularmente cortes secos através de materiais de alvenaria, como blocos de concreto. Fabricantes de lâminas de concreto especificam claramente as lâminas adequadas para as serras de corte úmido, seco ou uma combinação de ambas as condições. No entanto, enquanto as serras de corte úmido criam uma pasta de concreto, as de corte seco criam nuvens de poeira perigosas. Se você aprender sobre ferramentas de corte de concreto seco e procedimentos de segurança, pode escolher o equipamento certo para o seu projeto com segurança e completar o seu trabalho.

Outras pessoas estão lendo

Serras para corte de alvenaria

Trabalhadores de concreto de alvenaria usam serras circulares para criar cortes profundos através de paredes de blocos de concreto existentes. Adequadas para condições de corte seco, elas aceitam lâminas circulares de concreto, geralmente com diâmetro maior do que 2,5 cm. Como motosserras movidas a gás, elas normalmente ligam com um puxão de uma corda de partida. Motores de combustão interna oferecem maior poder às serras elétricas e operam por períodos prolongados sem risco de superaquecimento.

Serra circular padrão

Fabricantes de lâminas de serras oferecem lâminas pequenas de alvenaria e acessórios para serras circulares de uso geral. Notavelmente, essas serras são projetadas somente para o corte em condições secas, pois utilizar serras circulares elétricas sob chuva representa um risco significativo de choque elétrico. As lâminas mais fortes de alvenaria para serras circulares são chamadas de lâminas de diamante. Ao contrário das lâminas dentadas para corte de madeira, as de alvenaria com borda de diamante são tipicamente cegas e abrasivas. Equipadas com a lâmina adequada, serras circulares padrão cortam e fatiam tanto blocos de concreto individuais quanto paredes de blocos de concreto existentes.

Rebarbadora

Como uma serra circular de uso geral, uma rebarbadora se aplica a vários materiais de construção, incluindo concreto, metal e madeira. Muitas vezes menores que as lâminas de uma serra circular, os discos de uma rebarbadora projetam-se a partir do final do corpo delgado da ferramenta, permitindo moer e cortar sem precisar apoiar o corpo da serra contra uma superfície de trabalho. Rebarbadoras aceitam tanto rodas de alvenaria reforçadas com fibras quanto lâminas com bordas de diamante para corte seco de concreto.

Segurança em cortes secos

Os riscos do corte seco de concreto incluem lesões oculares, lesões de pele e problemas auditivos e respiratórios. Apesar de lâminas de alta qualidade criarem cortes suaves através de blocos e outros materiais de alvenaria, lascas de concreto inevitavelmente voam em direção ao operador da serra. Por isso, os trabalhadores devem usar óculos de proteção e roupas de mangas compridas durante o corte de concreto. Tanto o corte seco quando úmido são excepcionalmente barulhentos, por isso os trabalhadores devem usar protetores auriculares ou tampões de ouvido para evitar a perda de audição. Ao contrário de serras úmidas, que suprimem a poeira em uma pasta úmida, as secas agitam e espalham poeira, o que é prejudicial. Portanto, máscaras respiratórias são uma exigência absoluta em áreas de trabalho, tanto fechados quanto ao ar livre.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível