Como permitir acesso externo no "cPanel"

Escrito por jerry garner | Traduzido por yaakov ben levy
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como permitir acesso externo no "cPanel"
Permita acesso de colegas de projeto ao seu Banco de Dados (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Permitir pedidos externos para a sua conta no cPanel é considerado um risco à segurança, algo que não deve ser feito. Entretanto, existem situações que requerem que você tenha um acesso remoto ao MySQL ou a algum recurso do cPanel, um dos motivos para isso é você ter vários sites compartilhando dos mesmos recursos ou quando ter um grupo de desenvolvedores trabalhando de locais diferentes. Nesses casos, é muito fácil permitir que eles tenham acesso ilimitado ao conteúdo sem se comprometer com a conta do cPanel.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Permitir acesso remoto ao MySQL no cPanel

  1. 1

    Entre na conta do cPanel utilizando as credenciais providenciadas do seu servidor de internet. Para isso, acesse o diretório "cpanel" através do navegador, digitando o nome de usuário e a senha.

  2. 2

    Role até a seção "Databases" (bancos de dados) do cPanel e clique no ícone "MySQL Databases" (bancos de dados do MySQL). Essa opção o levará ao utilitário de manipulação do banco de dados.

  3. 3

    Crie um novo banco de dados. Vá até a seção com o nome "Create New Database" (criar novo banco de dados). Digite o nome do banco de dados e clique no botão "Create Database" (criar banco de dados). Se você já estiver trabalhando em um banco de dados existente, faça apenas uma nota do nome do banco de dados, ao invés de criar um.

  4. 4

    Crie um novo usuário para o banco de dados. Enquanto estiver no utilitário, vá na seção "Create User" (criar usuário). Crie o nome de usuário e uma senha e clique em "Add User" (adicionar usuário). Role até o final da página do utilitário para ligá-lo ao banco de dados de acordo com as opções de acesso que você deseja, como, por exemplo, de apenas poder ver as informações ou poder modificá-las também.

  5. 5

    Abra o phpMyAdmin. Clique no ícone com a figura de uma casa, localizado no canto superior direito da tela, para retornar à página principal do cPanel. Desça para "Databases" (bancos de dados) e clique no ícone do "phpMyAdmin" para abrir o editor de bancos de dados do phpMyAdmin.

  6. 6

    Vá para a seção "Access Controls" (controles de acessos) e navegue até a seção "Remote MySQL" (MySQL remoto). A partir daí, digite o endereço de IP da pessoa a quem você deseja dar acesso, depois clique no botão "Add Host" (adicionar servidor). O endereço de IP aparecerá na whitelist (lista branca, lista confiável) de usuários autorizados. Se o usuário não souber o seu IP, poderá obtê-lo visitando o site "omeuip.com" ou "whatismyip.com", que analisa a conexão do visitante e retorna ao visitante o endereço de IP.

  7. 7

    Disponibilize ao usuário as informações de login (usuário e senha) para o acesso à conta do banco de dados MySQL. Essas informações de login são necessárias para fazer modificações através do phpMyAdmin.

    Permitindo acessos via FTP no cPanel

  1. 1

    Entre na sua conta no cPanel. Pode-se acessar ao cPanel simplesmente digitando na barra de endereço:

    http://www.NomedoDominio.com/cpanel

    Substitua a parte "NomedoDominio" com o domínio atual da sua página.

  2. 2

    Navegue até a seção "Files" (arquivos) no cPanel, depois clique em "FTP Accounts" (contas de FTP) para poder abrir o utilitário de contas FTP.

  3. 3

    Crie uma nova conta FTP. Essa função é encontrada no topo do utilitário. Entre com o nome de conta e a senha para a conta que deseja criar. Entre com a senha duas vezes para verificar se não há erros de digitação. Se deseja limitar o acesso da conta para alguma pasta particular do servidor, entre com essa informação na linha marcada como "Directory" (diretório). Clique no botão "FTP Account" (conta FTP) quando você estiver pronto para enviar a informação de usuário.

  4. 4

    Disponibilize as informações de login para a pessoa que você deseja que tenha acesso remoto ao FTP. Ela poderá usar a informação para iniciar um FTP (File Transfer Protocol, protocolo de transferência de arquivo) no servidor de web a partir de qualquer lugar com acesso à internet.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível