Pestes que atacam o alface

Escrito por nannette richford Google | Traduzido por maria carolina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Pestes que atacam o alface
Para identificar as pestes de jardim é necessário investigar os pés de alface (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cultivar alface em sua horta proporciona um suprimento de folhas frescas para salada, com uma variação de cores que vai de verde claro a roxo, dependendo do tipo de semente. Classificadas como lisas, crespas e romanas, cada uma tem seu próprio sabor e hábitos de cultivo, mas todas enfrentam as mesmas pestes de jardim.

Outras pessoas estão lendo

Lesmas

As lesmas aparecem durante a noite e devoram as folhas de alface. Esses moluscos irritantes se escondem em áreas úmidas durante o dia e aumentam sua atividade durante as estações chuvosas. Procure folhas esfarrapadas ou grandes marcas de mordida e trilhas de gosma na direção oposta à horta.

Pestes que atacam o alface
Lesmas se escondem durante o dia e devoram as folhas de alface à noite (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lagarta

Estas pestes, que podem ser cinzas, marrons ou pretas, atacam o broto recém formado "cortando-o" ao nível do solo e, consequentemente, destruindo a planta. Suas larvas também comem a face inferior das folhas mais maduras, enquanto as lagartas adultas se acomodam no miolo da alface e devoram as folhas mais tenras.

Pestes que atacam o alface
As lagartas comem os brotos recém formados, impedindo a planta de se desenvolver (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Larva da borboleta branca da couve

Tanto a larva da mariposa da couve quanto a da borboleta branca da couve atacam o alface. As duas têm tamanho e aparência semelhantes, mas podem ser identificadas pela cor de suas listras. Enquanto a larva de mariposa é branca com listras verdes, a da borboleta tem uma listra amarela com uma fila de pontos amarelos em cada lado. Assim como as lagartas adultas, as duas espécies se acomodam no miolo da alface e comem as folhas tenras.

Pulgão

Estes insetos variam em tamanho desde 2,2 mm (pulgão de nabo) até 3,5 mm (pulgão de batata). Tanto os alados quanto os sem asas se alimentam em grupo, causando descoloração nas folhas. Pulgões excretam uma substância grudenta, chamada de "melada", que causa o crescimento de fungos. Ao sugar a seiva das plantas, eles enfraquecem-nas, deixando-as suscetíveis a doenças.

Pestes que atacam o alface
Os pulgões sugam a seiva da planta e enfraquecem-na (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Mamíferos

O alface é o alimento favorito dos coelhos e marmotas, que geralmente se alimentam ao amanhecer e ao anoitecer. Eles são devoradores vorazes e podem comer uma fileira de alfaces em uma noite. O melhor jeito de se livrar desses animais é construir uma cerca ao redor de sua horta e montar armadilhas, para pega-los e soltá-los longe de sua propriedade.

Pestes que atacam o alface
O coelho é um dos mamíferos que destroem as plantações de alface (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Insetos diversos

A mosca branca, os grilos, besouros e diversos tipos de lagartas atacam o alface. As espécies variam em cada região e têm aparências e hábitos alimentares distintos. Procure órgãos de apoio à agricultura local e peça informações a respeito das pestes mais comuns em sua área.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível